SóProvas


ID
3099043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere à história da assistência social no contexto europeu, julgue o próximo item.


Instituída em 1601, em razão das circunstâncias econômicas e do aumento populacional na Inglaterra, a Lei dos Pobres objetivava eliminar a mendicância das ruas e condicionar todos os pobres sadios ao trabalho.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? ?A Lei dos Pobres foi criada em 1601, no final do reinado da Rainha Elizabeth. Assim como temos hoje, na época houve a necessidade da criação dessa lei, a partir de alguns fatores básicos que contribuíram para isso, dos quais, são: o aumento excessivo da população, o fato da igreja pregar que era dever do estado suprir as necessidades dos menos favorecidos e, por ultimo um controle hegemônico perante a população. Agora perceba a coincidência, a Lei dos Pobres consistia basicamente em: Um fundo monetário a todos que não tinham trabalho ou condição de sustentar seus filhos, mas tinham força o suficientes para trabalhar, assim, essas pessoas deveriam trabalhar para o estado e para a igreja?.

    ? Fonte: http://literatortura.com/2012/06/27/o-bolsa-familia-e-a-leia-dos-pobres-de-1601/

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! O que nos parece uma provação amarga pode ser uma bênção disfarçada.

  • Lei dos Pobres - Caráter repressivo e punitivo , obrigava os trabalhadores válidos a trabalharem para se manterem. Separação entre trabalhadores válidos e inválidos !

  • O livro política social de Bering e Boschetti trás essas datas.

  • GABARITO: CERTO

    " (...) Lei dos pobres elisabetanas, que se sucederam entre 1531 e 1601. (...) Essas legislações estabeleciam um 'código coercitivo do trabalho' e seu caráter era punitivo e repressivo e não protetor. Castel sinaliza que essas regulamentações, que se espalharam pela Europa no período em que antecedeu a Revolução Industrial, tinham alguns fundamentos comuns: estabelecer o imperativo do trabalho a todos que dependiam de sua força de trabalho para sobreviver, obrigar o pobre a aceitar qualquer trabalho que lhes fosse oferecido; regular a remuneração do trabalho, de modo que o trabalhador pobre não poderia negociar formas de remuneração; proibir a mendicância dos pobres válidos, obrigando-os a se submeter aos trabalhos 'oferecidos'".

    Ainda, segundo o livro: POLÍTICA SOCIAL: FUNDAMENTOS E HISTÓRIA, essas são as leis inglesas que se desenvolveram no período que antecedeu a Rev. Industrial:

    → Estatuto dos Trabalhadores, de 1349;

    → Estatuto dos Artesãos, de 1563;

    → Leis dos Pobres elisabetanas, que se sucederam entre 1531 e 1601;

    → Lei de Domicílio (Settlement Act), de 1662;

    → Speenhamland Act, de 1795;

    → Lei Revisora das Leis dos Pobres, ou Nova Lei dos Pobres (Poor Law Amendment Act), de 1834.

    Fonte: BEHRING, Elaine R; BOSCHETTI, I. Política social, fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006; p. 48.

  • Correta!

    A Lei dos Pobres tinha o principal intuito de combater a mendicância e a vagabundagem, obrigando os homens pobres sadios a trabalharem em prol do Estado e da Igreja, em troca de um valor que fosse suficiente apenas para sua existência.

    Fonte;Nilza Ciciliati, estratégia.