SóProvas


ID
309934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O selecionador que quiser obter informações de um candidato por intermédio de perguntas e respostas padronizadas deverá adotar uma entrevista diretiva.

Alternativas
Comentários
  • O que é entrevista diretiva?
    É a entrevista que determina o tipo de resposta desejada, mas não específica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério de entrevistador. 
    É aplicada para conhecer certos conceitos pessoais dos candidatos e demanda certa liberdade para que o entrevistador possa captá-los adequadamente. É uma entrevista de resultados.

    O que é entrevista não-diretiva?
    É a entrevista totalmente livre e que não específica nem as questões e nem as respostas requeridas. 
    É também denominada entrevista exploratória, informal ou não-estruturada. Trata-se de uma entrevista cuja seqüência e orientação fica a critério de cada entrevistador, que caminha dentro da linha de menor resistência ou da extensão de assuntos, sem se preocupar com a seqüência ou roteiro, mas com o nível de profundidade que a entrevista pode alcançar. É uma técnica criticada pela sua baixa consistência devido ao fato de não se basear em um roteiro ou itinerário previamente estabelecido.

    ACERTIVA ERRADA
  • Entrevista: é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si e no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. Como em todo o processo de comunicação, a entrevista sofre todos os males- como ruídos, omissão, distorções, sobrecarga e barreiras. As entrevistas podem ser classificadas em quatro tipos:

    Totalmente padronizada:estruturada e com roteiros preestabelecidos - perde profundidade e flexibilidade e torna-se limitada, podem ser escolha simples (sim, não, agrada, desagrada, verdadeiro-falso), ou escolhas múltiplas. PERMITE COMPARAR OS CANDIDATOS.

    Padronizadas apenas nas perguntas:o entrevistador se baseia em um chek-list de assuntos a questionar, perguntas padronizadas, mas com resposta do candidato livre.

    Diretiva:pergunta a critério do entrevistador, mas direciona o tipo de resposta.

    Não diretiva: totalmente livre tanto nas respostas como nas perguntas. Entrevista exploratória, informal ou não-estruturada.
  • “Tipos de Entrevista:
    Totalmente padronizadas: estruturada, fechada, direta, com roteiro preestabelecido em que o entrevistador faz perguntas padronizadas e previamente elaboradas no sentido de obter respostas definitivas e fechadas. Assim, é superficial e inflexível. Porém, possui a vantagem de não preocupar o entrevistador na hora da entrevista, pois ela é planejada para ultrapassar as limitações que ele possa vir a ter. Podem ser V ou F, Sim e Não etc.

    Entrevista padronizada apenas nas perguntas:  possui perguntas elaboradas previamente que permitem uma resposta aberta e mais complexa. O entrevistador utiliza-se de uma lista (check list) para colher as informações do candidato.

    Entrevista diretiva:  não especifica questões, mas o tipo de resposta que se deseja obter do candidato. É usada para conhecer certos conceitos dos candidatos.

    Entrevistatarget ou comportamental: é um meio de investigação com concentração em aspectos comportamentais, levando o candidato a descrever situações vividas (específicas), em que o entrevistador irá averiguar a existência ou não das competências necessárias para o cargo. Mais utilizadas nas seleções por competências, esse tipo de entrevista utiliza-se de perguntas comportamentais que fazem com que o candidato descreva comportamentos anteriores, ações realizadas e resultados obtidos em situações específicas. Ex: “Dê-me um exemplo de situação em que suas idéias foram fortemente combatidas.” Como você reagiu e qual foi o resultado? É uma pergunta que pode ser classificada como uma subclassificação da entrevista dirigida, porém, ela é mais específica, pois, necessariamente, busca aspectos de aplicação das competências.

    Entrevista não-diretiva: não especifica nem questões nem respostas. É totalmente livre e também chamada de exploratória, informal ou não-estruturada.”

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos – Vol. I
    Autores: Enrique Rocha, Karina da Rocha e Cristiana Duran
  • Entrevista Diretiva: é do tipo questão aberta; determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador. (Gestão de Pessoas para Concursos - Andreia Ribas - p. 116).

  • A entrevista de seleção tem um duplo objetivo. Por um lado, visa dar informação ao candidato acerca do cargo, como por exemplo, a possibilidade de carreira e promoções. Por outro lado, visa obter informação acerca das aptidões técnicas do sujeito, das suas dimensões comportamentais que sejam relevantes para o cargo, do seu potencial e da sua capacidade de integração e aceitação na organização.

    Tipos de entrevista:

    1-  Entrevista totalmente padronizada: este é o tipo de entrevista fechada ou estruturada em que existe um guia preestabelecido e cujas questões podem assumir a forma de verdadeiro-falso, sim-não, agrada-desagrada, etc. Neste tipo de entrevista não há preocupação por parte do entrevistador quanto aos assuntos a abordar, podendo deste modo ultrapassar as suas limitações. Esta é, aliás, uma vantagem associada à entrevista padronizada.

    2-  Entrevista padronizada quanto às questões: neste tipo de entrevista, as questões são também pré-estabelecidas, mas a resposta a ela é aberta. O entrevistador tem uma lista das questões a serem perguntadas com o objetivo de recolher informação sobre o entrevistado, sendo que este responde livremente.

    3-  Entrevista diretiva: neste tipo de entrevista não são as questões que são especificadas, mas sim as respostas, visando apenas conhecer “certos conceitos espontâneos dos candidatos”. O entrevistador vai formulando as questões conforme o decorrer da entrevista com o objetivo de obter uma determinada resposta.

    4-  Entrevista não diretiva: este é o tipo de entrevista não estruturada. Neste tipo de entrevista não são especificadas nem as questões nem as respostas, sendo totalmente livres. É o entrevistador que tem a seu cargo a condução da sequência da entrevista. Uma crítica dirigida a este tipo de entrevista é o fato da sua baixa consistência, pois não possuem um guia estabelecido à priori.

  • a). Estruturada

    Roteiro pré-definido

    Não permite aprofundar

  • ERRADO. Essa é a entrevista TOTALMENTE PADRONIZADA.

  • Entrevista:

    a) Estruturada - segue roteiro

     

    b) Aberta, não diretiva - perguntas livres

     

    c) Diretiva - entrevistador direciona as respostas do candidato

  • Deve usar conforme Andréia Ribas:

    entrevista

     perguntas fechadas

    estruturada

    totalmente padronizada(perguntas e respostas)

    bons estudos

     

  • ENTREVISTAS ESTRUTURADAS
    SÃO AQUELAS EM QUE AS PERGUNTAS SÃO FECHADAS, PADRONIZADAS E SE CLASSIFICAM EM:

           - TOTALMENTE PADRONIZADA: AS PERGUNTAS E AS RESPOSTAS SÃO PRÉ-ESTABELECIDAS;
           - PADRONIZADAS APENAS QUANTO AS PERGUNTAS: SOMENTE AS PERGUNTAS SÃO PRÉ-ESTABELECIDAS.

     

     


    ENTREVISTAS NÃO ESTRUTURADAS 
    SÃO AQUELAS COM PERGUNTAS ABERTAS, NÃO PADRONIZADAS E SE CLASSIFICAM EM:

           - DIRETIVA: A RESPOSTA DESEJADA É DETERMINADA, MAS NÃO ESPECIFICA AS QUESTÕES, OU SEJA, DEIXA AS PERGUNTAS A CRITÉRIO DO ENTREVISTADOR.
           - NÃO DIRETIVA: NÃO ESPECIFICA NEM AS QUESTÕES, NEM AS RESPOSTAS. SÃO DENOMINADAS ENTREVISTAS NÃO DIRETIVAS, EXPLORATÓRIAS, INFORMAIS. SÃO ENTREVISTAS TOTALMENTE LIVRES, CUJA SEQUENCIA E ORIENTAÇÃO FICAM A CARGO DE CADA ENTREVISTADOR.
     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Diretiva só as respostas são padronizadas.

  • Entrevista totalmente padronizada/estruturada/dirigida: são as entrevistas previamente preparadas com perguntas padronizadas para que o entrevistador busque preencher respostas, também padronizadas, do candidato.

     

    Entrevista padronizada apenas nas perguntas: são as entrevistas com  perguntas padronizadas, mas que permitem respostas abertas.

     

    Entrevista diretiva: são as entrevistas q ñ determinam as questões a serem respondidas, mas determinam como o entrevistador deve dirigir a entrevista para obter as respostas desejadas.

     

    Entrevista ñ diretiva/ ñ estruturada/ ñ dirigida: entrevista totalmente livre, busca nível e profundidade na entrevista. O entrevistador caminha dentro da linha de menor resistência junto ao entrevistado, evitando interferir em sua fala e permitindo maior liberdade de expressão ao candidato.

  • Nas entrevistas diretivas, a padronização refere-se apenas às respostas.

  • ERRADO 

     

    DEVE UTILIZAR ENTREVISTAS ESTRUTURADAS = ENTREVISTAS FECHADAS  (TOTALMENTE PADRONIZADA - tanto perguntas como respostas já tem roteiro definido).

  • Gab: ERRADO

    DICA: se a questão colocar, na mesma frase, as palavras DIRETIVA e PADRONIZADA englobando tanto as perguntas quanto as respostas, marque errado! Isso porque, na entrevista diretiva, apenas as respostas são padronizadas.