SóProvas


ID
3099394
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Historicamente, o trabalho social com crianças e adolescentes assumia objetivos de disciplinamento dos comportamentos por meio de práticas tutelares e de benemerência. Seguiu-se o objetivo de integração social, caracterizado pela oferta de atividades culturais, esportivas e recreativas desarticuladas, justificadas como necessidade de ocupação do tempo. A partir do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da PNAS, desloca-se o entendimento do trabalho social do campo temático para o conceitual-metodológico. A perspectiva de proteção integral de crianças e adolescentes, juntamente com a proteção social da assistência social, busca minimizar ou eliminar as situações de vulnerabilidade social vivenciadas por esse segmento. Importante aspecto que passa a ser matéria de intervenção, para garantir às crianças e aos adolescentes a segurança de convívio, refere-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → Uma das ideias que conta com consenso é a de que a proteção social é resposta para situações de vulnerabilidade e que as vulnerabilidades relacionais podem ser de diversas naturezas como citadas a seguir. São descritas como vulnerabilidades por reduzirem as capacidades humanas e colocarem os sujeitos na condição de demandantes de proteção social.  Identificam-se algumas situações que caracterizam vulnerabilidades relacionais que não se restringem ao ambiente familiar, para qual culturalmente se olha numa perspectiva de identificar a causa dos males dos sujeitos.

    → As vulnerabilidades relacionais em suas características e sutilezas e os indicadores que demonstram o fortalecimento de vínculos na perspectiva de ampliação e diversificação, há que se dedicar a dimensionar as tecnologias e ferramentas com que se vai minimizar/eliminar vulnerabilidades e conquistar proteção socioassistencial.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Nossa eu vou conseguir......