-
MODALIDADES DE COMPRAS
De acordo com o trâmite:
Compras emergenciais (inconstante): pulam-se etapas do processo de compras para agilizar a compra, dada a necessidade emergencial do item, geralmente decorrente de falha no planejamento de compras normais, podendo significar custos de pedido e de materiais superiores.
Compras normais (constante): seguem todas as etapas do processo de compras, dado o prazo necessário para entrega do material ser mais amplo.
Compras parceladas (contratos de longo prazo): é um tipo de compra normal no qual o fornecimento é formalizado antecipadamente por meio de um contrato, e as entregas são feitas parceladamente, assim como o faturamento.
FONTE: Estratégia Concursos
-
Gabarito B
-
LETRA B
-
LETRA B
Na compra emergencial, não há tempo de executar todas as atividades necessárias, necessidade não prevista com a devida antecedência. Podem ser prejudiciais à empresa.
Bons estudos!!!
-
De acordo com o trâmite as compras podem ser:
Compras emergenciais → inconstante (pode derivar da falta de planejamento)
Compras normais → constante
Compras parceladas → contrato de longo prazo
Gabarito: Letra B
-
Compra em emergência
Acontece quando a empresa falha na elaboração do planejamento ou no atendimento de necessidade oriunda de problemas operacionais, conforme demonstrado no fluxo da compra de emergência, objeto da Figura 7.4. Comparando-se esse fluxo com o da compra normal, demonstrado pelo fluxo básico da compra, objeto da Figura 7.3, observa-se a perda de várias etapas fundamentais, o que torna a compra de emergência desvantajosa, porque os preço obtidos são elevados em relação aos da compra normal.
Administração de Materiais, João José Viana.