Em dezembro de 2017 e janeiro de 2018 iranianos foram às ruas em protesto contra a política econômica do governo e, com a continuidade do movimento, o protesto passou a ser de oposição política ao regime teocrático do Irã e seu antigo Líder Supremo, Ali Khamenei.
De fato, os protestos de 2017 foram os maiores desde 2009, diferindo os motivos e a estrutura do protesto. Em 2009, a chamada “Revolução Verde" teve como motivação a alegação de fraude que teria prejudicado o candidato reformista à presidência.
A denominação de “ movimento verde" ou revolução verde foi devida à cor que foi usada pela campanha do reformista Mussavi.
O candidato vencedor foi o conservador “ linha dura", Mahmoud Ahmadinejad, na época presidente do país concorrendo à novo período presidencial. Em 13 de junho, quando o resultado foi anunciado, centenas de manifestantes, muitos ostentando símbolos do "movimento verde" de Mussavi, protestaram contra o resultado da eleição nas ruas de Teerã e, de várias outras cidades iranianas.
Aos gritos de "O governo mente para o povo" e "Onde está o meu voto?," atearam fogo a pneus, bloquearam vias e entraram em confronto com a polícia. Com mortos, feridos e presos entre os opositores, a repressão permitiu que o resultado não fosse mais contestado.
Os protestos de 2009 configuraram-se em um dos mais intensos desde a Revolução Iraniana de 1979, que derrubou a ditadura do xá Reza Pahlevi.
A afirmativa por conseguinte , está correta.
Gabarito do Professor: CERTO.