SóProvas


ID
3100189
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Estoques são materiais ou produtos que fiquem fisicamente disponíveis pela instituição até o momento de ingressarem no processo produtivo. Podem ser matérias-primas e outros insumos, produtos em processo ou produtos acabados disponíveis para comercialização que estejam armazenados nas dependências das instituições. Considerando essas informações, julgue o item subsequente acerca dos métodos de controle de estoque PEPS e UEPS.


A aplicação do método UEPS tende a reduzir a margem de lucro operacional das empresas, uma vez que, no momento da medição, os fatores externos momentâneos (inflação, variação cambial etc.) são repassados ao preço de custo da mercadoria. Por esse motivo, ele não é aceito pela Receita Federal.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo!

    Método UEPS (último a entrar , primeiro a sair) - Ao contrário do método PEPS, dá-se primeiro saída nas mercadorias mais recentes( última a entrar ), ficando nos estoques as mais antigas. Desta forma, em comparação aos métodos já

    mencionados, num regime de tendência crescente de preços (inflação), os valores do Estoque Final e do CMV serão, respectivamente, os menores e o maiores possíveis. No caso de deflação, ocorrerá o inverso, isto é, os valores do Estoque Final estarão superavaliados e do CMV estarão subavaliados. No caso de estabilidade econômica de preços, os valores seriam os mesmos daqueles apurados por outro método.

    Em um regime inflacionário, em comparação com os métodos de controle de estoque já mencionados, o Lucro pelo método UEPS é o menor possível, fazendo com que o Imposto de Renda sobre o lucro também o seja. Daí, o regulamento do Imposto de Renda NÃO PERMITE que as empresas no Brasil, que estejam obrigadas a declararem tal imposto com base no lucro fiscal, utilizem o método UEPS.

    Resumindo:

    Período Inflacionário:

    PEPS: MAIOR LUCRO, MENOR CMV, MAIOR EF

    UEPS: MENOR LUCRO, MAIOR CMV, MENOR EF

    Obs: o método PEPS, apesar de proporcionar maior lucro em um período inflacionário, não é o mais utilizado. O mais recomendável para fins gerenciais é o método UEPS , pois os lucros ficam menores, reduzindo assim a carga tributável.

    Período Deflacionário:

    PEPS: MENOR LUCRO, MAIOR CMV, MENOR EF

    UEPS: MAIOR LUCRO, MENOR CMV, MAIOR EF