SóProvas


ID
3100231
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Just in time é uma filosofia operacional de uso de estoques para que se possa cumprir a meta de disponibilizar produtos no lugar e no tempo certos. Quanto a essa filosofia, julgue o item seguinte.


Origina constantemente produtos obsoletos em virtude de basear-se em níveis de estoque muito baixos ou nulos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado.

    Diferentemente do que afirma a questão, o Just in time evita/elimina a ocorrência de produtos obsoletos em virtude de basear-se em níveis de estoque muito baixos ou nulos.

  • Ao passo que a filosofia tradicional Just In Case (JIC) se preocupa em manter elevados níveis de estoques, como que antecipando uma demanda futura, a filosofia Just In Time (JIT) busca manter níveis mínimos de estoques. O Just In Time defende a redução nos níveis dos estoques para evitar desperdícios. O sistema Just In case pode ser chamado de sistema de produção empurrada, foco na previsão da demanda. O Just In Time, ao contrário, é considerado sistema de produção puxada com foco na demanda efetiva.

    Quem está mais propensa a originar produtos que se tornem obsoletos é a filosofia Just In Case, já que seu foco não é no que efetivamente acontece, mas no que pode ocorrer. Tanto que, costuma gerar grandes quantidades de itens em estoques.

    GABARITO: ERRADO

  • GABARITO: E.

    Just in Time (JIT), que significa no momento exato, é uma abordagem empresarial que diz não ao desperdício e ao retrabalho, e sim para a qualidade perfeita e estoque zero, ou seja, produzir (bens e serviços) no exato momento em que são necessitados, evitando estoques parados ou clientes esperando, o que caracteriza um sistema puxado de produção. (Kanba - Ferramenta)

    o Just in Case (JIC), que trabalha com estoques elevados e consequentemente alto custo de armazenagem.