-
Gab. Errado!
A administração JIT permite obter uma vantagem competitiva mediante o uso de três ferramentas gerenciais simples:
I) integralização e otimização: reduzindo a necessidade de funções e sistemas desnecessários, como inspeção, retrabalho e estoque;
II) melhoramento contínuo: desenvolvendo sistemas internos que encorajem a melhoria constante nos processos e procedimentos;
III) compreensão do cliente: atendendo às necessidades do cliente e reduzindo o custo total do cliente na aquisição e uso de um produto.
Possível reescrita correta da questão: "O controle de produção é dispensável, uma vez que só irá produzir ou manter em estoque as quantidades exatas e necessárias, no momento necessário para atender a variação de demanda."
PALAVRAS CHAVES PARA O JUST IN TIME: fazer “o que é necessário, quando é necessário, e na quantidade necessária” | produção puxada | Toyota Motor Company | abordagem metodológica | estoque mínimo ou zero.
-
Gabarito: Errado
O controle de produção é dispensável, uma vez que os estoques estarão constantemente abastecidos de todos os produtos que porventura venham a ser necessários.
De acordo com o Just-in-time, o processo produtivo se inverte. Só é produzido o que já tem demanda certa. Dessa maneira, é conhecido como um sistema que “puxa” a produção.
-
Ao passo que a filosofia tradicional Just In Case (JIC) se preocupa em manter elevados níveis de estoques, como que antecipando uma demanda futura, a filosofia Just In Time (JIT) busca manter níveis mínimos de estoques. O Just In Time defende a redução nos níveis dos estoques para evitar desperdícios.
O sistema Just In case pode ser chamado de sistema de produção empurrada, foco na previsão da demanda. O Just In Time, ao contrário, é considerado sistema de produção puxada com foco na demanda efetiva.
GABARITO: ERRADO
-
GABARITO: E.
Just in Time (JIT), que significa no momento exato, é uma abordagem empresarial que diz não ao desperdício e ao retrabalho, e sim para a qualidade perfeita e estoque zero, ou seja, produzir (bens e serviços) no exato momento em que são necessitados, evitando estoques parados ou clientes esperando, o que caracteriza um sistema puxado de produção. (Kanba - Ferramenta)
o Just in Case (JIC), que trabalha com estoques elevados e consequentemente alto custo de armazenagem.