SóProvas


ID
3100360
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A adoção do modelo gerencial para a Administração pública no Brasil sofreu influência de movimentos estrangeiros como o managerialism e o consumerism, sendo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    O primeiro é o mesmo Gerencialismo Puro, baseado na lógica fiscal de gastar cada vez melhor.

  • Managerialism é a definição de gerencialismo, aplicação de técnicas de empresas ao funcionamento de outras organizações, como SERVIÇO CIVIL ou AUTORIDADES LOCAIS

  • GAB D MANAGERIALISM = GERENCIALISMO PURO [EFICIÊNCIA + REDUÇÃO DE CUSTOS]. CONSUMERISM = FOCO NO CLIENTE-USUÁRIO + QUALIDADE.
  • Gerencial Puro(MANAGERIALISM) - busca eficiência, redução de custos.

    Gerencial foco consumidor(CONSUMERISM)- enfatiza na efetividade,qualidade, cliente-usuário.

    Gerencial orientado para serviço publico (PSO)- cliente- cidadão, transparência, acountability.

    Qualquer erro, avise-me. Bons estudos!

  • Alternativa A. Errado. Todo o movimento gerencial estava voltado para absorção de boas práticas da administração privada para dentro da administração pública.. Além disso, o consumerism tinha como foco a qualidade dos serviços públicos.

    Alternativa B. Errado. A alternativa descreve valores da terceira fase do modelo gerencial: Public Service Orientation - PSO

    Alternativa C. Errado. O modelo gerencial possui três fases: o gerencialismo puro (managerialism), o consumerism e o PSO.

    Alternativa D. Correto. Perfeita a alternativa. O foco do gerencialismo foi a eficiência e redução de custos (percepção do administrado como contribuinte) ao tempo que o foco do consumerism foi a qualidade dos serviços públicos (percepção do administrado como cliente).

    Alternativa E. Errado. “que o primeiro preconizava uma desestatização intensiva, que levou a uma falha na prestação de serviços públicos” – Correto. Contudo, a segunda parte da alternativa erra ao falar das parcerias dentro do consumerism. A ideia de construir parcerias com o setor privado ocorre na terceira fase do modelo gerencial: PSO.

    Resposta: D 

  • MANAGERIALISM

    *Foi trazido da iniciativa privada para o setor público o conceito de produtividade (fazer mais com menos) iniciaram-se as grandes privatizações;

    *atendimento das demandas sociais;

    *restabelecimento da capacidade de investir mediante contenção da dívida pública;

    *usuário do serviço público é tido somente como financiador do sistema.

    CONSUMERISM

    *ações voltadas com foco no "cliente": o cidadão. Flexionou-se a gestão e introduziu-se a perspectiva da qualidade como estratégia voltada para a satisfação do consumidor através de medidas que visavam tornar o poder mais leve,ágil e competitivo: descentralização administrativa.

    *novo modelo de se perceber o cidadão: se num primeiro momento ele era apenas quem financia a a prestação dos serviços públicos, agora ele é o cliente destinatário das ações do Estado e da administração.

    *no consumerism não se busca a redução de custos "a qualquer preço". Esta será perseguido em segundo plano,pois procura-se agora prestar serviço de qualidade.

    Gaba D

  • Letra D

    Managerialism = Gerencialismo Puro.

    Ênfase = Eficiência/Econômia/ Produtividade.

    Relação com o usuário = Contribuintes.

    Consumerism= Qualidade e clientela.

    Ênfase = Efetividade, qualidade, paradigma do cliente.

    Relação com o usuário = Clientes, consumidor.

    Fonte: Prof: Renato Lacerda, Grancursos.

  • De acordo com o enunciado verifica-se que o candidato deve demonstrar seus conhecimentos gerais sobre os modelos gerenciais managerialism e consumerism utilizados na chamada Nova Gestão Pública.


    Managerialism ou Gerencialismo puro: focado na redução de custos e enxugamento da máquina estatal; visa o aumento da eficiência dos recursos públicos; a sociedade tem o papel de “financiadora" / “contribuinte" do sistema público.


     Consumerism ou Consumidor: caracterizado pela introdução da perspectiva da qualidade dos serviços; visa a descentralização e competitividade dentro da Administração Pública; a sociedade é vista como o “cliente-usuário" que demanda qualidade e satisfação;

     

    Vejamos as alternativas:


    A) o primeiro voltado às boas práticas no âmbito da Administração e o segundo no financiamento público por meio de privatizações. 

    Errado. O consumerism é voltado às boas práticas no âmbito da Administração e o managerialism é voltado ao financiamento público por meio de privatizações. 

    B) ambos focados nos conceitos de cidadania, equidade e accountability, com a participação dos cidadãos na tomada de decisões. 

    Errado. Este conceito refere-se  a um terceiro modelo gerencial: Orientado ao Serviço Público / Public Service Orientation.

    C) apenas o segundo representativo do gerencialismo propriamente dito e o primeiro um movimento precursor desse modelo. 
    Errado. O managerialism é representativo do gerencialismo propriamente dito e não o consumerism.  

    D) o primeiro consistente no gerencialismo puro pautado pela busca de eficiência com redução de custos e o segundo com foco no cliente-usuário e na qualidade. 

    Correto, conforme definições apresentadas no início da resolução.

    E) que o primeiro preconizava uma desestatização intensiva, que levou a uma falha na prestação de serviços públicos, a qual o segundo buscou corrigir com o conceito de parcerias. 

    Errado. O consumerism não busca corrigir as privatizações; seu foco é na qualidade dos serviços e na competitividade dentro da Administração Pública.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • Gabarito D

    1- Gerencialismo PURO (Managerialism)

    -Objetiva superar a crise fiscal.

    -Ênfase na eficiência:

    •  uso racional dos recursos disponíveis.

    -Cidadão visto como um contribuinte.

    2-CONSUMERISMO( Consumerism)

    -Objetiva a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.

    -Ênfase na efetividade: satisfação do cidadão ;

    • geração de valor;
    • impacto positivo gerado no ambiente.

    -Cidadão visto como consumidor/usuário.