A)Na hematita o átomo de ferro apresentam carga 3+.
B) A goethita é um hidróxido e a siderita é um sal.
C)a goethita é um peróxido onde o átomo de oxigênio possui carga 2-.
D)a pirita é formada por ligações covalentes POLARES.
E) A siderita ao reagir com um ácido forma cloreto de ferro (II) e ácido carbônico. O ácido carbônico é instável e forma água e dióxido de carbono que por sua vez é um gás.
Com isso resposta letra E.
Acredito que sejam essas as respostas! :)
Esta questão abrange o conceito de funções inorgânicas, número de oxidação (NOX), ligações químicas e reações. Dessa forma, observemos a análise das alternativas:
A) ERRADA - O oxigênio possui NOX -2 na maioria dos compostos. Seu NOX varia apenas em peróxidos, superóxidos e nos compostos em que ele não é o mais eletronegativo. Dessa forma, quando ligado ao ferro, apresenta o NOX -2. Com isso, para saber o NOX do ferro (X) na hematita e magnetita basta fazer uma conta simples, considerando que a soma do NOX dos compostos precisa ser igual a zero em compostos neutros:
Hematita: 2 ∙ X + 3 ∙ (-2) = 0 ∴ X = +3.
Magnetita: como esse óxido é misto o NOX do Fe varia, no Fe2O3 é igual a +3, como mostrado acima, enquanto que no FeO é igual a +2, pois, X - 2 = 0, logo, X = +2.
Portanto, o NOX do ferro no composto Fe2O3 é igual a +3 e na magnetita ele varia, apresentando NOX +2 e +3.
B) ERRADA - Para que um composto seja um óxido ele deve ser binário, ou seja, possuir apenas dois elementos, e, obrigatoriamente, o oxigênio precisa ser o elemento mais eletronegativo. Dessa forma, a goethita (FeO(OH)) e a siderita (FeCO3) não são classificadas como óxidos.
C) ERRADA - A goethita não é considerada um peróxido, uma vez que para ser um peróxido o composto precisa ser binário, ou seja, possuir apenas dois elementos, e, obrigatoriamente, o oxigênio precisa apresentar NOX -1. Na goethita há mais de dois elementos e, para que o composto apresente NOX zero, o NOX do oxigênio precisa ser -2.
D) ERRADA - Como o ferro é um metal e tem tendência a doar elétrons, ele doa elétrons para o enxofre, um ametal, ficar estável. Dessa forma, eles se unem por ligações iônicas polares e não por ligações covalentes apolares.
E) CORRETA - A siderita é composta pelo sal FeCO3, que, quando reage com uma solução ácida, por exemplo, de ácido clorídrico, forma o H2CO3 que se decompõe no gás CO2 e água:
FeCO3(s) + HCl(aq) → FeCl2(aq) + CO2(g) + H2O(l)
Dessa forma, a siderita reage com solução ácida produzindo um gás, o CO2.
Gabarito do Professor: Letra E.