SóProvas


ID
3100642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A melhoria do acesso à saúde e da renda da população brasileira não impactaram os indicadores de deficiência de micronutrientes: as deficiências de vitamina A ainda persistem como problemas de saúde pública no Brasil, principalmente em crianças e em mulheres em idade fértil. Com referência a esse assunto e a aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


A quantidade de vitamina A excretada no leite materno é suficiente para suprir as necessidades do recém-nascido, independentemente do estado nutricional da mãe.

Alternativas
Comentários
  • "As nutrizes que apresentam desnutrição moderada podem suprir as necessidades fisiológicas de seus bebês durante as primeiras semanas de aleitamento, pois o colostro e o leite materno, na fase inicial da lactação, são ricos em Vitamina A. Entretanto, após esse período, o teor de vitamina A do leite é diminuído nessas mães, podendo comprometer a reserva hepática do lactente, trazendo graves conseqüências para a sua saúde, devido ao papel da vitamina A no sistema imunológico. Sabe-se que a deficiência em crianças está freqüentemente associada à diarréias, infecções respiratórias e sarampo, contribuindo para o aumento das taxas de morbidade e mortalidade infantil."

    Referência: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292007000300002