SóProvas


ID
3100696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O aleitamento materno deve ser a primeira prática alimentar do ser humano, necessário para a saúde e o desenvolvimento adequado das crianças. A respeito da qualidade do leite materno e da amamentação, conforme as recomendações internacionais, julgue o item a seguir.


O Lactobacillus bifidus excretado no leite materno é uma bactéria não patogênica que acidifica as fezes, dificultando a instalação de outras bactérias, como Shigella, Salmonella e Escherichia coli, que causam diarreia.

Alternativas
Comentários
  • Além da IgA, o leite materno contém outros fatores de proteção, tais como anticorpos IgM e IgG, macrófagos, neutrófi los, linfócitos B e T, lactoferrina, lisosima e fator bífi do. Este favorece o crescimento do Lactobacilus bifi dus, uma bactéria não patogênica que acidifi ca as fezes, difi cultando a instalação de bactérias que causam diarréia, tais como Shigella, Salmonella e Escherichia coli

  • Não entendi. Lactobacillus bifidus é excretado no leite materno?

    Não seria o fator bífido que promove o crescimento dos Lactobacillus no intestino do lactente? Alguém teria a fonte dessa afirmação da questão?