-
O gabarito não condiz com Waitzberg, 2009 (4ª edição).
No capitulo 119 (nutrição imunomoduladora) a conclusão é: Os compostos nutracêuticos parecem ter papel modulador sobre a resposta inflamatória sistêmica e a evolução clinica final.
Finaliza ainda dizendo que: "as evidencias sugerem que é a combinação de nutrientes e não um nutriente individual qualquer que é responsável pelos resultados positivos".
Alguém poderia explicar o erro?
-
Essa questão coloca no mesmo rol tudo que é suplementado. Realmente não existe evidências sobre os benefícios da arginina, por exemplo, mas a glutamina e o ômega-3 já há evidências sólidas, inclusive a ASPEN, a Cuppari e o Waitzberg afirma isso. Deveria ser anulada.
-
Pois é, fica difícil entender quando ele está perguntando sobre arginina e quando não está. questão confusa.
-
SÓ REZANDO PARA SABER O QUE A BANCA TÁ QUERENDO
-
Simples: crítico inflamado está em SIRS. Nutrição suplementada não é indicada ainda. O suporte, de início, é médico: manter as funções vitais.
-
ENUNCIADO : dietas com fórmulas suplementadas com arginina e outros nutrientes administradas em pacientes em estado crítico.
GENTE SÓ DE TER ARGININA NO ENUNCIADO A QUESTÃO JÁ ESTA ERRADA, INDEPENDENTE DE OUTROS IMUNONUTRIENTES.
E QUANDO FALA: É bem comprovado o fato de que são nulos os efeitos benéficos decorrentes desse tipo de dieta para pacientes em estado crítico e com complicações infecciosas.
ou seja os fatos são nulos, pois a arginina não é indicada para pacientes críticos
-
Então, vou explicar o pq de não recomendar a ARGININA para PACIENTE COM SEPSE GRAVE:
Paciente Crítico COM SEPSE GRAVE: está com níveis elevados de ÓXIDO NÍTRICO;
Oxido Nítrico = Vasodilatador, gera hipotensão e reduz O2;
ARGININA é PRECURSORA DO ÓXIDO NÍTRICO, ou seja, se eu dou mais arginina p um pct que já está com níveis elevadissimos deste o que ocorre? eu tenho um paciente com mais vasodilatação, mais hipotensão e com menos O2.
Então, não se suplementa Arginina nessa população.
*Outra dica, pcts que estão ingerindo dietas <700 ml /dia não é eficaz usar dietas imunomoduladoras ( não surge efeito) ;