SóProvas


ID
3100873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Tendo como base o nível de evidência científica a partir dos resultados de pesquisas metodologicamente controladas, julgue o item subsecutivo, com relação a dietas com fórmulas suplementadas com arginina e outros nutrientes administradas em pacientes em estado crítico.


Essas dietas não reduzem o período de permanência hospitalar nem em UTI desses pacientes.

Alternativas
Comentários
  • Na questão fala" desses pacientes", ou seja, se referindo aos pacientes críticos, automaticamente presume-se que os nutrientes imunomoduladores não podem ser ofertados aos mesmos, acredito que a questão esteja errada e mal formulada!

  • ALGUNS IMUNOMODULADORES SÃO IMPORTANTES SIM, A ARGININA, POR EXEMPLO, NÃO É INDICADA. QUESTÃO MAL ELABORADA

  • " Apesar da clara redução no tempo de ventilação mecânica, permanência hospitalar e na UTI e de complicações infecciosas, não se observou redução da mortalidade com uso dessas dietas." AMB Paciente Crítico.
  • Questão mal elaborada

  • Os benefícios do uso dessas dietas são mais evidentes em pacientes cirúrgicos que clínicos, e o início da terapêutica no período pré-operatório os torna ainda maiores. Apesar da clara redução no tempo de ventilação mecânica, permanência hospitalar e na UTI e de complicações infecciosas, não se observou redução da mortalidade com uso dessas dietas39-46(A) 47-51(D). Em uma meta-análise com o total de 24 estudos e 3.013 pacientes de UTI, entre eles grandes queimados e traumatizados, a suplementação com óleo de peixe trouxe benefícios para pacientes com SIRS e sepse, enquanto que a suplementação com arginina com ou sem glutamina não ofereceu vantagens sobre as fórmulas-padrão52(A).

    Recomendação Pode-se considerar o uso de dietas enriquecidas com arginina em alguns pacientes cirúrgicos, traumatizados e queimados, desde que hemodinamicamente estáveis e sem infecção.