SóProvas


ID
3100912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Tendo em vista que excesso de peso é considerado atualmente um problema mundial de saúde pública, julgue o item a seguir.


Obesidade dos pais, sedentarismo, peso ao nascer e aleitamento materno são aspectos relacionados à obesidade infantil.

Alternativas
Comentários
  • Qual peso ao nascer? baixo, alto, normal?

  • ALTO PESO

  • Ficou estranho essa assertiva. Amamentar ou não amamentar, está relacionado à obesidade infantil?

  • Obesidade dos pais, sedentarismo, peso ao nascer (quando for baixo) e aleitamento materno (Quando for deficiente) são aspectos relacionados à obesidade infantil.

  • No desenvolvimento da criança, há situações que se associam com frequência à obesidade, tais como obesidade dos pais, sedentarismo, peso ao nascer, aleitamento materno e fatores relacionados ao crescimento.

    A associação entre a obesidade da criança e o IMC dos pais parece ser significativa a partir da idade de 3 anos e permanece até a idade adulta. A obesidade da mãe, mesmo antes da gestação, correlaciona-se ao IMC da criança, na idade de 5 a 20 anos.

    A inatividade física, indiretamente avaliada pelo número de horas assistindo à televisão (>2 horas de tela incluindo outros monitores e celulares a partir dos 2 anos), relaciona-se, de maneira significativa, à obesidade.

    O aleitamento materno é um fator de proteção contra o aparecimento da obesidade em crianças.

    Estudos demonstram a relação positiva entre baixo peso ao nascer e desenvolvimento de doenças crônicas na vida adulta. Alguns estudos associam adenoamidalectomia com o desenvolvimento de obesidade.

    Sobrepeso ao nascer parece ser um preditor de risco de obesidade em adultos, assim como baixo peso ao nascer parece aumentar o risco de doenças cardiovasculares em adultos, mesmo com índice de massa corporal normal.

    FONTE: DIRETRIZ BRASILEIRA DE OBESIDADE, 2016 (p. 135)

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre fatores de risco relacionados à obesidade infantil.

    As Diretrizes Brasileiras de Obesidade, publicadas em 2016 pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) trazem um capítulo sobre obesidade em crianças e adolescentes. Nesse capítulo, estão descritos os fatores de risco relacionados à obesidade infantil:

    - obesidade dos pais (associação significativa a partir dos 3 anos de idade);

    - sedentarismo (mais de 2 horas de tela por dia a partir dos 2 anos de idade);

    - aleitamento materno (fator de proteção para o desenvolvimento da obesidade);

    - peso ao nascer (tanto baixo peso quanto sobrepeso ao nascer);

    - fatores relacionados ao crescimento (precocidade do rebote da adiposidade em crianças nascidas pequenas para a idade gestacional).

    Portanto, o item contido no enunciado está CORRETO.

    Gabarito do Professor: CERTO.