SóProvas


ID
3101701
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere ao controle da Administração Pública, julgue o item.


Os protestos e outros meios de manifestação da sociedade civil organizada, por não se darem de forma institucional e formal, não se enquadram na noção de controle da Administração.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

  • Gab: Errado

    Segundo Wolkmer (1996), os movimentos sociais confirmam a insuficiência da legislação dogmática, tendo em vista a pluralidade de interesses da sociedade moderna e a incapacidade para atendimento aos anseios da população através do sistema legal vigente.

    Em relação ao Controle da Administração, os mecanismos jurídicos decorrentes da Constituição Federal, como leis e regulamentos, chamados de controle de orientação, não substituem, porém, a participação popular decorrente do exercício da cidadania, que é um meio de controle-fiscalização e a mais adequada forma de se fazer a Democracia.  

    (REVISTA DE DIREITO PÚBLICO, LONDRINA, V. 1, N. 3, P. 169-184, SET./DEZ. 2006. )

  • gabarito E

    CONTROLE ADMINISTRATIVO

    1) QUANTO A ORIGEM:

    a) interno

    b)externo

    c)popular, efetuado pela sociedade civil

  • QUANTO AO POSICIONAMENTO DO ÓRGAO

    1 INTERNO: feito pela própria ADM, ou por órgão do mesmo poder que editou o ato. Ao tomar conhecimento de irregularidades, deve dar ciência ao Tribunal de Contas, sob pena de Responsabilidade Solidária. Há no Legislativo e Judiciário dentro de sua função atípica.

    2 EXTERNO: efetuado por outro órgão que efetuou o ato (ex: Judiciário anulando ato do poder executivo). O controle da ADM Direta sobre a Indireta, trata-se de Controle Externo (finalístico).

    3 POPULAR: efetuado pela sociedade e administrados (Ex: qualquer cidadão, partido político, associação é parte legítima para denunciar irregularidades no TCU). Outro exemplo é a própria Ação Popular. As contas do município deverão ficar durante TODO O EXERCÍCIO (e não apenas 60 dias) para consulta popular. Manifestações e protestos enquadram-se como controle popular.

    GAB: ERRADO

  • ERRADO!

    EX: CONTROLE EXTERNO POPULAR: As contas dos Municípios ficarão, durante 60 dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

  • Não consigo entender o porquê do gabarito ser ERRADO se na CF não há previsão ou equiparação de manifestação popular não formal e não institucional...

    Acredito que o controle social se dá por meios específicos, institucionalizados e formais, conforme a própria CF estabelece.

    Inclusive, pressupõe-se que o Controle Administrativo possui elementos constitutivos que uma mera manifestação popular não contempla.

  • Errado! Controle externo popular
  • Classificações para o controle da Administração Pública:

    → quanto à origem ou ao posicionamento do órgão que o efetua:

    a) interno à realizado no âmbito da própria Administração ou por órgão do mesmo Poder que editou o ato controlado;

    b) externo à realizado por órgão independente ou de outro Poder do que efetuou o ato controlado;

    c) popular à efetuado pela sociedade civil ou pelos administrados em geral.

    fonte: Herbert Almeida

    GAB - ERRADO

  • Gabarito: ERRADO

    DENTRE AS FORMAS DE CONTROLE POPULAR, QUE É UMA FORMA DE CONTROLE EXTERNO, PODEMOS ELENCAR, PELO MENOS TRÊS:

    1. PARTICIPAÇÃO DO USUÁRIO (CF, ART. 37, §3°)

    § 3º A lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração pública direta e indireta, regulando especialmente:

    2. DENUNCIAR IRREGULARIDADES (CF, ART. 73, §2°)

    § 2º Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União.

    3. AÇÃO POPULAR (CF, ART. 5°, LXXXIII)

    LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

  • Antes de analisar a assertiva, é preciso entender que o controle da administração é “o conjunto de mecanismo jurídicos e administrativos por meio dos quais se exerce o poder de fiscalização e de revisão da atividade administrativa em qualquer das esferas do Poder”. Portanto, o controle da administração é definido pelo próprio Poder Público instrumentalizado pelo ordenamento jurídico.
     
    Desta forma, seja no controle administrativo, legislativo ou judiciário, a atividade administrativa é controlada pelo próprio poder público.
     
    Pois bem, a banca afirma que, os  protestos  e  outros  meios  de  manifestação  da  sociedade civil organizada, por não se darem de  forma  institucional e  formal,  não  se enquadram  na  noção  de  controle da Administração. Está errada a assertiva.
     
    Ocorre que os ordenamentos jurídicos mais moderno têm possibilitado o controle da administração pública pela sociedade civil organizada, é o que se chama de controle social. Trata-se de um forma de controle que está fora do Poder Público, considerada, desta forma, exógena.
     
    Por exemplo, a CRFB/88 prevê, no art. 37, § 3º, a participação do usuário na administração direta e indireta. Esse dispositivo constitucional foi regulamentado pela lei 13460/2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
     
    Portanto, afirmação é verdadeira.
     
    Gabarito da questão - ITEM ERRADO
  • Ocorre que os ordenamentos jurídicos mais moderno têm possibilitado o controle da administração pública pela sociedade civil organizada, é o que se chama de controle social. Trata-se de um forma de controle que está fora do Poder Público, considerada, desta forma, exógena.

    Comentário do Professor Roberto Wanderley.