-
no principio da unicidade, nao pode ocorrer entrada de documento efetuada poroutra entidade a nao ser aquela gerou o documento.
-
Os documentos de arquivo não são coletados artificialmente como os objetos de um museu, mas acumulados em função dos objetivos práticos da administração (PRINCÍPIODA PROVENIÊNCIA: Está ligado à origemdo documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – princípio intimamente ligado ao organograma da instituição) , o que constitui característica de unicidade (PRINCÍPIODA UNICIDADE: O documento é único, mesmoque isso pareça um paradoxo, pois apesar de só ter validade pertencendo a um conjuntode outros documentos da mesma instituição, há que se respeitar o documento como unidade).
A questão dá a definição de proveniência e afirma como se fosse de unicidade. Portanto errada.
-
O erro da questão está no seguinte:
Os documentos de arquivo não são coletados artificialmente como os objetos de um museu, mas acumulados em função dos objetivos práticos da administração, o que constitui característica de unicidade.
A característica que trata da forma como os documentos são coletados e acumulados é a NATURALIDADE, que se define como sendo os documentos acumulados naturalmente, em conformidade com as atividades de pessoa física ou jurídica. Este acúmulo é progressivo e contínuo.
-
Concordo com o comentário do Erik. A questão refere-se à característica da naturalidade.
Duranti (1994) acredita que os documentos de arquivo possuem cinco características:
a) a autenticidade, atributo relacionado ao fato dos documentos terem sido criados naturalmente pela necessidade de seu uso para comprovação das ações realizadas;
b) a naturalidade diz respeito a forma natural como os documentos foram criados ao longos das atividades;
c) a unicidade deve-se ao fato que todo documento arquivístico assume um lugar único no conjunto documental ao qual pertence;
d) o inter-relacionamento é a relação que o documento arquivístico possui com outros documentos representantes da mesma transação ou assunto;
e) a imparcialidade se refere a forma inerentemente verdadeira com que os documentos foram criados em relação ao contexto de criação.
-
A questão refere-se mesmo à naturalidade e não unicidade.
Nas palavras da autora Duranti: Essa naturalidade diz respeito à maneira como os documentos se acumulam no curso das transações de acordo com as necessidades da matéria em pauta: eles não são coletados artificialmente como os objetos de um museu(...), mas acumulados naturalmente nos escritório em função dos objetivos práticos da administração. O fato de os documentos não serem concebidos fora dos requisitos da atividade prática, isto é, de se acumularem de maneira contínua e progressiva, como sedimentos de estratificações geológicas, os dota de um elemento de coesão espontânea, ainda que estruturada".
Ou seja, um arquivo acumula-se pela força do processo de criação dos documentos no desempenho das suas atividades e não por escolha ou determinação a priori; ele forma-se, por conseguinte, num processo natural de acumulação e não por acumulação artificial como acontece nas bibliotecas, museus e centros de documentação.
-
ERRADA
"... mas acumulados em função dos objetivos práticos da administração, o que constitui característica de unicidade."
O correto seria cumulatividade (O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica)
http://flashcarddb.com/cardset/252892-arquivologia-princ%C3%ADpios-e-caracter%C3%ADsticas-flashcards
-
Errado.
Essa característica é da Proveniência, pois o documento deve ser acumulado pela função que exerce. Já a unicidade determina o caráter único do documento.
-
Entendo que esse conceito está relacionado com o princípio da organicidade, e não da unicidade. Como mostra inclusive a questão posterior a esta: A organicidade do documento arquivístico encontra-se no elo mantido com os demais documentos do órgão ou empresa e que refletem suas funções e atividades.
-
"Princípio da unicidade:
• Disciplina que os documentos de arquivos devem
conservar o seu caráter único, em função do seu
contexto de produção, independente de sua forma,
gênero, tipo ou suporte.''
http://jcconcursos.bol.uol.com.br/vip/Arquivos/Biblioteca/Arquivos/484.pdf
UM DOC DE ARQ DEVE TER UMA UNICA OU POUCAS CÓPIAS.
NÃO DEVE SER REPRODUZIDO À VONTADE.
-
Natural, cumulativa progressiva e orgânica,
-
Realmente os documentos de arquivo não são coletados artificialmente, mas sim reunidos em função das atividades geradoras do mesmo, e dos objetivos institucionais.
Contudo, isso não constitui a característica da unicidade, mas sim a da cumulatividade do arquivo.
A unicidade dos documentos é a característica do mesmo de ser único, ou seja, de não haver mais do que a quantidade suficiente do mesmo documento (geralmente um) em um mesmo conjunto.
Gabarito: Incorreto.
-
trocou cumulatividade/naturalidade por unicidade