SóProvas


ID
310327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As afirmações que se seguem foram retiradas de um diagnóstico de
situação arquivística.

• Os documentos foram transferidos para os depósitos de massas
documentais aparentemente sem nenhum critério técnico;
• grande parte dos documentos possui prazo de guarda longo;
• os documentos em suporte papel encontram-se armazenados
em grandes caixas de papelão, umas sobre as outras;
• há documentos não arquivísticos misturados com documentos
arquivísticos nos depósitos de documentos.

Com base nessas afirmações, julgue os itens conseguintes.

A existência de documentos com longos prazos de guarda possibilita a reformatação de suportes.

Alternativas
Comentários
  • A existência de documentos com longos prazos de guarda possibilita a reformatação de suportes.



    item correto

    Como a guarda é de longo prazo, você poderá reformatar o suporte para um de maior  resistência, e consequentemente, maior durabilidade.

    até mais!
  • Suporte: meio pelo qual a informação é registrada. Com isso, com o passar do tempo, novas tecnologias são criadas, como exemplo a área de informática, então é de vital importancia a reformatação de suporte. Ex. os disketes que praticamente estão obsoletos.
  • Pessoal, quando fui resolver essa questão fiquei um pouco confusa quanto ao termo reformatação porque eu sabia que existem outros termos que fazem parte desse processo de mudança/atualização/migração de suporte e já vi cair em várias questões.Vou colocá-los aqui.


    Reformatação 1. Técnica de migração que consiste na mudança da forma de apresentação de um documento para fins de acesso ou manutenção dos dados, por exemplo: impressão ou transformação de documentos digitais em microfilme (tecnologia COM) ou transferência dos documentos de um sistema computacional para uma mídia móvel (tecnologia COLD). 2. Apagar todos os dados de uma unidade de armazenamento. (I) Reformatting.


    Emulação Estratégia de preservação digital que se baseia na utilização de recursos computacionais para fazer uma tecnologia atual funcionar com as características de uma obsoleta, aceitando as mesmas entradas e produzindo as mesmas saídas


    Atualização de suporte Técnica de migração que consiste em copiar os dados de um suporte para outro, sem mudar sua codificação, para evitar perdas de dados provocadas por deterioração do suporte. (I) Refreshing; (F) repiquage (E) refrescamiento.


    Conversão Técnica de migração que pode se configurar de diversas formas, tais como: a) conversão de dados: mudança de um formato para outro; b) conversão de sistema computacional: mudança do modelo de computador e de seus periféricos. (I) Conversion.



    Fonte: Glossário da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos  - CTDE -  Conarq 

    http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/media/publicacoes/glossario/2010glossario_v5.1.pdf