SóProvas


ID
3103381
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

O imposto sobre a transmissão inter vivos (ITBI), a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis tem como fato gerador algumas formas. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o fato gerador do imposto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    O ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) é um imposto municipal, que atinge transferência onerosas de bens imóveis e os direitos a ele relativos, salvo os de garantia.

    Por sua vez, o ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação), é um imposto estadual, que atinge a transferência gratuita ou mediante herança (inventário) de bens imóveis.

    A assertiva questiona em qual das hipóteses não ocorrerá a incidência de ITBI, qual não ocorrerá seu fato gerador, e nos dá 04 opções.

    No que se refere às alternativas "A" / "C" / "D", todas apontam transferências onerosas de bens imóveis ou cessão de direitos.

    Por sua vez, a alternativa "B" se refere a transmissão de bens imóveis em inventário, logo, se trata de caso de incidência do ITCMD, não do ITBI, sendo esse nosso gabarito.

    Obs.: Pelo que pude perceber ao realizar questões de ITBI, em grande parte delas o examinador apenas questiona em qual caso se dará ou em qual caso não se dará a incidência do ITBI.

    De qualquer forma, há sempre esse contraste entre situações que incidem ITBI x situações que incidem ITCMD.

    Para resolver a questão de maneira rápida, sem muita decoreba, basta procurar palavras chaves como "inventário", "doação", "morte", "falecimento", "gratuito", "sem contrapartida". Tudo isso indica, em regra, situações na qual será devido ITCMD!

  • CORRETA: B

    Interessante que atentemos quanto às hipóteses de imunidade do ITBI em relação a transmissões de bens ou direitos no bojo de operações societárias, desde que a atividade preponderante da sociedade adquirente não seja a exploração imobiliária; e também em relação aos imóveis desapropriados para reforma agrária

    Cabe frisar que a súmula 75 do STF diz que a imunidade fiscal de uma autarquia não compreende a transmissão inter vivos por ser encargo do comprador( a imunidade não se aplica a particulares).

    FONTE: SUPER-REVISÃO CONCURSOS JURÍDICOS. Editora FOCO.Pág.778

    Abraço, colegas. Bons estudos a todos!

  • Dispensando esses longos introitos, a incorreta é a letra B pois é o caso de incidência do ITCMD e do ITBI.

  • O ITBI é um imposto municipal, que atinge transferência onerosas de bens imóveis e os direitos a ele relativos, salvo os de garantia.

    Por sua vez, o ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação), é um imposto estadual, que atinge a transferência gratuita ou mediante herança (inventário) de bens imóveis.

    A alternativa "B" se refere a transmissão de bens imóveis em inventário (herança), logo, se trata de caso de incidência do ITCMD, não do ITBI, sendo esse nosso gabarito.

    Gabarito: B