-
O recolhimento (Também conhecido como Guarda permanente) refere-se à passagem dos documentos do arquivo corrente ou intermediário para o arquivo permanente. Dever ser gerenciada pela tabela de temporalidade.
TRANSFERÊNCIA refere-se à passagem de documentos dos arquivos correntes aos arquivos intermediários
-
Transferência e recolhimento de documentos
Para melhor compreensão do assunto, cumpre relembrar aqui os conceitos de transferência e recolhimento, bem como os tipos de arquivos existentes. Denomina-se transferência a passagem dos documentos dos arquivos correntes para os intermediários. Quando é feita para os arquivos permanentes, recebe a denominação recolhimento.
A transferência e o recolhimento são feitos, pois, em razão da frequência de uso e não do valor do documento. Assim, corrente, intermediário e permanente são gradações de frequência de uso e não de valor de documento, embora seja recomendável a prática da avaliação e seleção nessa oportunidade.
A transferência dos documentos do arquivo corrente para o intermediário e o recolhimento para o permanente objetivam racionalizar os trabalhos - facilita o arquivamento e a localização de documentos, pois libera espaço e economiza recursos materiais.
-
E essa "função aquisição" ai? Alguém poderia por favor esclarecer? :(
-
Outra questão pode nos ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Analista Administrativo
A aquisição de documentos envolve a transferência dos documentos aos arquivos intermediários e o recolhimento dos documentos ao arquivo permanente.
GABARITO: CERTA.
-
A função Aquisição corresponde a uma das 7 estipuladas pelos arquivistas canadenses, e corresponde a TRANSFERÊNCIA e RECOLHIMENTO dos documentos.
-
Gabarito: ERRADO.
Transferência e recolhimento
• quando um documento passa do arquivo corrente para o intermediário, dizemos que houve uma transferência de documentos;
• quando um documento passa do arquivo intermediário para o permanente, dizemos que houve um recolhimento de documentos.
Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.
-
Realmente o recolhimento faz parte da função aquisição. Tanto ele quanto a transferência.
O erro da questão está na definição de recolhimento. Ele ocorre quando os documentos passam para o arquivo permanente.
-
Direto ao ponto!
O recolhimento de documentos, uma das atividades da função aquisição, refere-se à passagem de documentos dos arquivos correntes aos arquivos intermediários (PERMANENTES) e deve ser gerenciado por um plano de destinação (TABELA DE TEMPORALIDADE).
GABARITO: ERRADO
-
o bizu é o mesmo :
SEMPRE QUE FOR PARA O PERMANENTE É RECOLHIMENTO.
Ou seja,
corrente -> permanente = recolhimento
intermediário -> permanente = recolhimento
-
ERRADO!
é transferência: corrente pro intermediário.
recolhimento: corrente e intermediário pro permanente.