-
GABARITO: LETRA B
→ Queremos um caso de "homonímia" que tenha usado as palavras corretamente:
→ Nossas ideias foram de encontro às ideias do diretor, o que significa que ele não as vai aceitar. → "de encontro" (conta, algo que confronta, contrário) ao encontro (vai junto, concorda).
A) Com quanto os marinheiros estivessem exaustos, subiram ao convés e ajudaram o capitão a embarcar a mercadoria. → o correto seria "conquanto", conjunção subordinativa concessiva.
C) Luciano Luciano sentiu-se perdido naquele caminho sem-fim. → o correto seria "sem fim", marcando o significado de algo que não tem fim.
D) Apesar de ser muito reverenciado, o palestrante não admitiu o à parte da plateia. → o correto seria "aparte", significando "interrupção", "comentário", "observação".
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
O comentário do colega Arthur está errado na justificativa das alternativas.
Os erros consistem na grafia correta das palavras:
A) Sem fim (locução adjetiva) = que não tem fim.
C) Aparte. (substantivo) = Comentário; o que é acrescentado durante um discurso formal ou durante uma conversa, através de uma interrupção, para esclarecer ou acrescentar algo ao que está sendo dito.
-
O enunciado diz HOMONÍMIA, isto é, relativo a palavras iguais, seja na grafia, seja na pronúncia. Exposto isso, sigamos para a explanação das três alternativas incorretas:
a) Uso inoportuno da expressão "com quanto". A julgar pela redação, deve-se grafar "conquanto", conjunção com valor concessivo.
c) O equívoco da alternativa C não reside na falta de lógica, pois a questão não trata de coerência. O equívoco se aloja na grafia do segmento "sem-fim". Não obstante exista, a aplicação é indevida nesse contexto. A escorreita grafia, no caso em apreço, dá-se sem a presença do hífen: "sem fim":
Sem-fim (substantivo) = infinidade; grande quantidade.
Sem fim (locução adjetiva) = que não tem fim.
d) Aqui, caso símile ao de cima. "À parte" é locução adverbial legítima, no entanto sem respaldo no caso em tela. A escorreita grafia é "aparte", cujo significado traduz "interrupção", "comentário", etc.
Letra B
-
HOMONÍMIA: Homonímia são palavras que possuem a mesma grafia ou a mesma pronúncia, mas com significados diferentes entre si.
Homônimas homógrafas: são as palavras que com a mesma grafia, mas com pronúncia e significados distintos. Exemplo: “gosto” (substantivo) e “gosto” (verbo gostar) / “este” (ponto cardeal) e “este” (pronome demonstrativo).
Homônimas homófonas: são palavras iguais na pronúncia, mas diferentes na grafia e no significado. Exemplo: “sessão” (período de tempo) e “seção” (departamento) / “cela” (substantivo) e “sela” (verbo).
Homônimos perfeitos: são as palavras com a mesma grafia e pronúncia, mas com significados diferentes. Exemplo: “verão” (verbo) e “verão” (substantivo) / “cedo” (verbo) e “cedo” (advérbio). Homonímia e paronímia Homonímia e polissemia Saiba mais sobre o significado de polissemia.
-
GABA b)
Ex. homonímia: sessão e cessão
-
Apesar de a maioria dos comentários, se não todos, apontarem a alternativa "B" como gabarito, o certo é a opção "D". Acredito que tenham feito um ctrl c ctrl v da mesma questão que tem se repetido, no entanto as alternativas estão invertidas.
Portanto, GABARITO D.
BONS ESTUDOS!!!
-
A questão se repetiu e a galera vez uma copia e cola botando o gabarito errado.
Nessa a Letra D está correta, fora isso a explicação está excelente mas na outra questão tem gente até hoje procurando a homonímia.
-
Ninguém merece questões repetidas
-
A QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA POR NÃO DEIXAR CLARO O QUE QUER
-
Nossas ideias foram de encontro às ideias do diretor, o que significa que ele não as vai aceitar