SóProvas


ID
3103756
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:


O Plano Diretor tem como objetivo orientar as ações do poder público visando compatibilizar os interesses coletivos e garantir de forma mais justa os benéficos da urbanização, garantir princípios da reforma urbana, direito à cidade e à cidadania, gestão democrática da cidade.


I. O Plano Diretor compõe-se fundamentalmente de: lei do plano diretor, lei do zoneamento, lei do parcelamento do solo, código de obras e proposições a nível municipal, estadual e federal das obras e ações prioritárias decorrentes.

II. O Plano Diretor identifica os princípios e diretrizes que devem orientar as entidades públicas e privadas na busca do desenvolvimento integrado das comunidades.

III. Uma das diretrizes do Plano Diretor é ordenar a ocupação na zona de expansão urbana evitando a ocorrência de loteamentos contínuos e a construção discriminada em locais de ocupação rarefeita e afastados do centro urbano, mantendo como rurais as áreas de elevado potencial agrícola.

IV. Quem deve emitir parecer sobre os assuntos que lhe forem propostos pelo órgão Municipal de Planejamento ou pelo Sr. Prefeito Municipal, pertinentes à aplicação do Plano Diretor é o Conselho de Desenvolvimento Urbano.


A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA 'D'

    D Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

    Peço encarecidamente, por obsequio, que se alguém possuir provas da banca MSM Consultoria & Projetos LTDA que me envie.

    Por favor !!!! hanny.caroline@hotmail.com

  • Questão a ser respondida de acordo com a Lei nº 1.604/85 - Município de São José/SC

    Item I - VERDADEIRO

    Art. 2º. O PD compõe-se fundamentalmente de:

    I – Lei do Plano Diretor, que fixa os objetivos, as diretrizes e estratégias do Plano Diretor;

    II – Lei do Zoneamento, que classifica e regulamenta a modalidade, a intensidade e a qualidade do uso do solo;

    III – Lei do Parcelamento do Solo, que regula os loteamentos, desmembramentos e remembramentos nas Zonas Urbana e de Expansão Urbana do Município;

    IV – Código de Obras, que regulamenta as construções, especialmente com vistas a sua segurança e higiene;

    V – Proposições a nível municipal, estadual e federal das obras e ações prioritárias decorrentes do PD.

    Item II - VERDADEIRO

    Art. 3º. O Plano Diretor identifica os princípios e diretrizes que devem orientar as entidades entidades públicas e privadas na busca do desenvolvimento integrado das comunidades, utilizando, além das normas previstas no art. 2º, desta Lei, os seguintes instrumentos da política urbana: (...)

    Item III - FALSO 

    Art. 5º Ficam estabelecidas as seguintes diretrizes para a execução dos objetivos previstos no artigo anterior:

    (..)

    VII – ordenar a ocupação na zona de expansão urbana evitando a ocorrência de loteamentos descontínuos e a construção indiscriminada em locais de ocupação rarefeita e afastados do centro urbano, mantendo como rurais as áreas de elevado potencial agrícola;

    Item IV - VERDADEIRO

    Art. 9º O Conselho de Desenvolvimento Urbano emitirá parecer sobre os assuntos que lhe forem propostos pelo órgão Municipal de Planejamento ou pelo Sr. Prefeito Municipal, pertinentes à aplicação do Plano Diretor.