SóProvas


ID
3104605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente de sessenta e dois anos de idade, do sexo masculino, foi admitido no setor de fisioterapia com histórico de nódulo no pescoço com crescimento progressivo e doloroso, que evoluiu com ulceração da pele da região, o que levou o paciente a ser submetido a radioterapia local e cirurgia para retirada do tumor. O paciente foi submetido a procedimento cirúrgico quinze dias antes para a retirada da massa tumoral e o esvaziamento cervical, além da ressecção do nervo acessório e da remoção de estruturas do trato aerodigestivo superior. Na avaliação fisioterapêutica, foram observados linfedema facial, diminuição da mobilidade cervical e trismo.

A partir do caso clínico precedente, julgue o item seguinte.


A cirurgia à qual o paciente foi submetido frequentemente pode provocar alterações na respiração e nos mecanismos de proteção das vias aéreas, resultando em complicações como atelectasia e derrame pleural.

Alternativas
Comentários
  • XI nervo craniano. O nervo acessório se origina de neurônios da medula oblonga e medula espinhal cervical. Apresenta uma raiz craniana, a qual une-se ao nervo vago (X craniano) e envia fibras motoras para os músculos da laringe, e uma raiz espinhal, que envia fibras motoras para os músculos trapézio e Esternocleidomastóideo. Dano à este nervo produz perda de força nos movimentos de rotação da cabeça e elevação do ombro.