SóProvas


ID
3104608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente de sessenta e dois anos de idade, do sexo masculino, foi admitido no setor de fisioterapia com histórico de nódulo no pescoço com crescimento progressivo e doloroso, que evoluiu com ulceração da pele da região, o que levou o paciente a ser submetido a radioterapia local e cirurgia para retirada do tumor. O paciente foi submetido a procedimento cirúrgico quinze dias antes para a retirada da massa tumoral e o esvaziamento cervical, além da ressecção do nervo acessório e da remoção de estruturas do trato aerodigestivo superior. Na avaliação fisioterapêutica, foram observados linfedema facial, diminuição da mobilidade cervical e trismo.

A partir do caso clínico precedente, julgue o item seguinte.


O momento de admissão do paciente na fisioterapia foi adequado para o início do atendimento fisioterapêutico respiratório.

Alternativas
Comentários
  • Certamente, pelo quadro clínico apresentado, o paciente não estava com comprometimento respiratório e sim do sistema motor(diminuição do trofismo e mobilidade)/circulatório (linfedema).

  • A fisioterapia respiratória em pacientes que fazem cirurgias que envolvem estruturas aerodigestivas superior, musculatura acessória, torácica tanto alta quanto baixa e musculatura respiratória, deve começar no próprio ambiente hospitalar. Já que estas estruturas estão diretamente ligadas ao controle respiratório e de tosse. Estando essas em mal funcionamento o paciente pode evoluir com quadro de pneumonia por não conseguir fazer a mobilização fisiológica da secreção.