SóProvas


ID
3105181
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Dentre as alternativas a seguir, assinale a que contém a contribuição significativa dada pela Igreja ao processo de fortalecimento do feudalismo durante a Idade Média. (Perry Anderson. In: Passagens da Antiguidade para o Feudalismo)

Alternativas
Comentários
  • A Igreja Católica foi fundamental para a formação do Feudalismo. Os historiadores acreditam que em função da sua estrutura altamente hierarquizada propiciou a instituição a capacidade de se manter ao longo do tempo e das crises. Economicamente a sobrevivência da instituição era garantida pois a Igreja Católica era uma grande proprietária de terras e detinha, assim, poder econômico. A Igreja possuía também o poder sobre o saber, uma vez que detinha o monopólio do conhecimento. Dessa forma perpetuava a hierarquia da sociedade de estamentos e da sua importância como criação de Deus, o que assegurava em grande parte a estrutura teocêntrica do medievo europeu

     O estudo das características fundamentais do feudalismo faz parte do currículo de História da escola básica e da graduação em História. Há farta bibliografia e não apresenta grande dificuldade. Entre as opções um indica uma contribuição da Igreja Católica para a formação do feudalismo 
    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a servidão teve o início no final da Antiguidade- no Império Romano - e princípio da Idade Média. A servidão era a relação do servo com a terra e poderia ser uma condição por dívida ou por contrato. A economia feudal tinha por base a relação servil de trabalho .
    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, porque os pactos feudo vassálicos envolviam todos os proprietários de terra. Era um pacto, no qual era estabelecida uma relação de suserania e vassalagem que estabelecia as obrigações e direitos de cada um. O vassalo deveria fidelidade ao seu senhor lhe oferecendo apoio econômico e militar caso necessário para proteger o feudo e o suserano fornecia uma propriedade de terra. A origem do costume é germana.
    C) CORRETA – Esta afirmativa está correta, pois a Igreja Católica como instituição detentora do monopólio do conhecimento e de reprodução da estrutura da sociedade , iniciou o processo de latinização das línguas germânicas. O objetivo desse processo era fazer com que os germânicos possuíssem condições de interagir nos campos sociais, políticos e religiosos, ao mesmo tempo em que eram controladas as características “ bárbaras" 
    D) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, pois o despovoamento sistemático das cidades tem como motivo as invasões germânicas. Os indivíduos que moravam nas cidades centrais em virtude das atitudes violentas, saques e lutas provocadas pelos povos germânicos migraram para o interior como forma de proteção. 
    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta. A Igreja Católica objetivou melhorar a formação de monges e clérigos nas áreas rurais, para que eles pudessem ter condições de promover um diálogo com os pagãos. O objetivo inicial era o estabelecimento de uma convivência social e política com os germânicos e ,após isto, abrir caminho para a possibilidade de conversão. A conversão de alguns pagãos de acordo com a historiografia estava diretamente relacionada a sua necessidade de ampliar a sua rede de fiéis. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • De todas as alternativas apresentadas, apenas a c apresenta um item correto.

    Por causa da sua grande presença em toda a Europa Ocidental, a Igreja Católica acabou contribuindo também para a latinização gradual das línguas germânicas, as línguas dos invasores bárbaros.

    Resposta: C