SóProvas


ID
3105241
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o seguinte texto de Maria de Lourdes Monaco Janotti, extraído em O saber Histórico na sala de aula (1998):

“O presente passou a explicar-se a partir de si mesmo. O perigo de ignorar o passado público pode também acarretar a perda da visão dialética da História e da vontade política que leva à crítica e à construção de projetos futuros.”

Segundo a autora,

Alternativas
Comentários
  • Desde a década de 1990 passou a haver uma maior atenção ao ensino de História no Brasil. A ideia era , como o é até hoje, o de abandonar o estudo de fatos em heróis . O foco passa a ser, cada vez mais , a interpretação do passado , ou até mesmo uma nova leitura do passado para que seja possível melhor compreender o presente , ao qual esta passado está ligado. A análise do passado não tem um fim em si mesmo e não se analisa o presente com ele mesmo. O diálogo entre passado e presente é fundamental para que , segundo a autora, seja possível a “visão dialética da História e da vontade política que leva à crítica e à construção de projetos futuros."
    Uma das alternativas mostra uma proposta de análise do trecho transcrito. 
    A) INCORRETA- Ao contrário: conhecer o passado estimula ações políticas mais fundamentadas. 
    B) INCORRETA – O trecho não tem referências ao sistema capitalista nem à questões econômicas . 
    C) INCORRETA- Embora a afirmativa possa ser considerada correta , não se relaciona com o trecho transcrito. 
    D) CORRETA- Não se pode nem se deve desqualificar o passado por conta de se enfraquecer a ideia de cidadania e a ação política consciente. 
    E) INCORRETA- A dialética da História produz-se essencialmente no espaço do Público e não do Privado. A conclusão apresentada está incorreta.

    Gabarito do Professor: Letra D.