SóProvas


ID
3105427
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Um estudo publicado em junho de 2018 analisa as transformações ocorridas em Hong Kong ao longo de duas décadas, dos anos 1980 aos 2000, com foco em como a mudança de status das mulheres na sociedade e de atitude delas em relação ao casamento impactou o mercado imobiliário da cidade.

      Descobriu-se que as mulheres solteiras tiveram um papel “surpreendente e pouco estudado” na gentrificação de Hong Kong.

      O termo vem do inglês “gentrification”, cunhado nos anos 1960 pela socióloga Ruth Glass para descrever mudanças no perfil de bairros da Zona Norte de Londres e se refere a um processo no qual investimentos que promovem a renovação de um bairro ou região atraem frequentadores e moradores de classes mais altas e provocam a saída de seus habitantes originais, de uma faixa de renda mais baixa.

      Ainda que as mulheres tenham tido papel de agente nesse processo, o estudo ressalta que elas são as principais vítimas da gentrificação, “em decorrência da feminização da pobreza, fenômeno global e onipresente”.

      O conceito de feminização da pobreza corresponde ao aumento absoluto ou relativo da pobreza entre mulheres ou entre famílias chefiadas por mulheres.

(Juliana Domingos de Lima. O papel de mulheres solteiras na gentrificação de Hong Kong. www.nexojornal.com.br, 08.04.2019. Adaptado)

Quanto à ocorrência do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase a seguir, em conformidade com a norma-padrão.


Um novo termo é cunhado devido ___ necessidade de se dar um nome ___ um conceito que antes não existia e que passará, assim, ___ ser usado.

Alternativas
Comentários
  • Um novo termo é cunhado devido à necessidade de se dar um nome a um conceito que antes não existia e que passará, assim, a ser usado.

    Regência do adjetivo devido à

    Crase proibida diante de pronome indefinido um

    Crase proibida diante de verbo no infinitivo ser

    GABARITO. D

  • GABARITO: LETRA D

    → Um novo termo é cunhado devido à necessidade de se dar um nome a um conceito que antes não existia e que passará, assim, a ser usado.

    → devido a alguma coisa (preposição) + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "necessidade", preposição "a" + artigo definido "a"= crase "à".

    → dar algo (um nome) a alguma coisa (a um conceito → somente preposição, visto que o artigo definido "um" já está presente).

    → a ser usado (temos um verbo no infinitivo, não sendo acompanhando pelo artigo definido "a", somente a preposição "a" está presente).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • gab. D

  • A questão requer conhecimentos sobre o uso indicativo de crase.

    1ª Lacuna: deve ocorrer o acento indicativo de crase em “devido à necessidade”, uma vez que houve a fusão de duas vogais idênticas: “devido a” - locução prepositiva terminada com preposição a -, e o substantivo “necessidade” - acompanhado do artigo definido a.

    2ª Lacuna: não se usa artigo definido diante de palavras indefinidas; o “a” é somente preposição.

    3ª Lacuna: não se usa artigo diante de verbos; o “a” é somente preposição.

    Logo, a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas é a (D).

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (D)

  • Gabarito: D

    Principais Regras de Crase (à) com base nas questões que já respondi:

    Obrigatório: Verbo (pedindo a preposição “a) + a (à) + Palavra Feminina no Singular; Horas especificadas (substituir por ao meio dia e ver se tem sentido); Locuções adverbiais femininas (às vezes, à direita, à esquerda etc); Mudança de sentido ao colocar a crase, criando uma circunstância.

    Facultativo (Só tem 3 casos, mas esse é o que mais cai): Pronome Possessivo Feminino no Singular na oração (Minha, sua, nossa, tua, vossa) na oração.

    Proibitivo: Palavras masculinos; Uso de verbos; Diante de Pronomes (que, a ela, a ele, nosso, alguém, nenhum etc); Palavras repetidas (Ex: dia-a-dia); Verbo (pedindo a preposição “a”) + a + Palavra Feminina no Plural. 

    DICA DE PARALELISMO: tia DEA não usa crase (Ex: De 8:00 as 10:00) e tio DAAn usa crase (Ex: Das 8:00 às 10:00).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!