SóProvas


ID
3105802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca da dexclorfeniramina, fármaco anti-histamínico de primeira geração ou clássico, e da loratadina, fármaco anti-histamínico de segunda geração ou novo, julgue o item que se segue.


A administração desses fármacos concomitantemente à ingestão de bebidas alcoólicas potencializa o efeito depressor do álcool no sistema nervoso central.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    interações com outros medicamentos

    Em relação ao potencial de interações, a dexclorfeniramina pode aumentar o efeito de substâncias que diminuem a atividade do sistema nervoso central, como o álcool, calmantes e medicamentos para dormir. Já para a loratadina, esse efeito não é tão importante.

  • GABARITO ERRADO.

    A dexclorfeniramina, fármaco anti-histamínico de primeira geração ou clássico, apresenta maior penetração na barreira hematoencefálica que a loratadina, fármaco anti-histamínico de segunda geração. Logo, a dexclorfeniramina apresenta efeito depressor do sistema nervoso central, assim como o álcool, o que poderia produzir potenciação dos efeitos depressores se administrados concomitantemente.

    Entretanto, isso não acontece com a loratadina, pois sua penetração no sistema nervoso central é pequena e, por isso, os anti-histamínicos de segunda geração não produzem efeitos proeminentes de sonolência como os da primeira geração.