SóProvas


ID
3105817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A furosemida é um medicamento que bloqueia o sistema cotransportador de Na+ K+ 2Cℓ- localizado na membrana celular luminal do ramo ascendente da alça de Henle e é eliminada, principalmente, na forma de fármaco inalterado. Com relação a esse medicamento, julgue o item seguinte.


Trata-se de um medicamento diurético da classe dos poupadores de potássio, indicado a pacientes vulneráveis à hipocalemia.

Alternativas
Comentários
  • Não faz parte dos poupadores de potássio. Tem como um dos efeitos adversos mais importantes a hipocalemia ou hipopotassemia.

  • Errada.

    trata-se de um diurético de Alça.

    Principais Diuréticos empregados na Insuficiência Cardíaca:

    1) Diuréticos de Alça (Furosemida e Bumetanida) São os mais potentes e utilizados. Atuam inibindo o ion transportador NaK2Cl encontrado na membrana apical de células epiteliais renais no ramo ascendente da alça de HENLE. A inibição do NaK2Cl resulta em aumento acentuado da excreção de Sódio e Cloro, indiretamente de Ca e Mg e com a queda de concentração de solutos no interstício medular diminui a reabsorção de água no túbulo coletor, aumentando a sua eliminação. A eliminação de sódio e água aumenta a eliminação de K+ e H+, processo acelerado pela aldosterona.

    2) Diuréticos Tiazídicos (Hidroclorotiazida e a Clortalidona) Seu mecanismo de ação é inibir a ação do ion transportador Na+CL- no túbulo distal com aumento de eliminação de Na+, Cl-, K+ e água.

    3) Diuréticos Poupadores de Potássio (amilorida , triantereno e espironolactona) São diuréticos que eliminam sal e água porém poupam o potássio. Agem inibindo os canais condutores de sódio no túbulo coletor, como a amilorida e triantereno ou bloqueando a aldosterona, como a espironolactona. 

    • A furosemida é um diurético de alça, que age inibindo o NKCC2, o transportador luminal de Na+/K+/2Cl– , no RAE da alça de Henle. Ao inibir esse transportador, os diuréticos de alça reduzem a reabsorção de NaCl e também diminuem o potencial positivo no lúmen que deriva da reciclagem do K+. Esse potencial positivo normalmente impulsiona a reabsorção de cátions divalentes no RAE, e, ao reduzir esse potencial, os diuréticos de alça causam aumento na excreção de Mg2+ e de Ca2+. O uso prolongado desses fármacos pode provocar hipomagnesemia significativa em alguns pacientes

    • Os diuréticos poupadores de potássio impedem a secreção de K+ ao antagonizar os efeitos da aldosterona nos -túbulos coletores. Pode ocorrer inibição por antagonismo farmacológico direto dos receptores de mineralocorticoides (espironolactona, eplerenona) ou por inibição do influxo de Na+ através dos canais iônicos na membrana luminal (amilorida, triantereno).