SóProvas


ID
3105898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da terapia antineoplásica, julgue o item subsecutivo.


O antibiótico antineoplásico bleomicina — que pode causar efeitos adversos, como cardiotoxicidade e nefrotoxicidade — é utilizado no tratamento de pacientes com câncer por se ligar fortemente às bases púricas e pirimidínicas, interrompendo o prolongamento da cadeia de DNA e causando distorções que bloqueiam a síntese de novo RNA nas células cancerígenas.

Alternativas
Comentários
  • Inibem a síntese de ac. nucleicos intercalando entre os pares de base, dessa forma, inibem a topoisomerase II e consequentemente a replicação.

  • Embora o mecanismo exato de ação da Bleomicina seja desconhecido, a evidência disponível parece indicar que o principal modo de ação é a inibição da síntese de DNA com alguma evidência de menor inibição da RNA e síntese proteica.

  • CERTO

    Os antibióticos dactinimicina D, daunorrubicina, doxorrubicina, bleomicina e mitomicina se ligam fortemente a dupla hélice de DNA, através da intercalação entre as bases púricas e pirimidínicas, interrompendo o prolongamento da cadeia de DNA e causando graves distorções cromossômicas. Estas distorções bloqueiam a síntese do novo RNA, do DNA ou ambos, provocando a ruptura das fitas de DNA e impedindo a duplicação celular.

    FONTE: http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/extensao/documentos/anais/6.SAUDE/6CCSDCFOUT02.pdf