SóProvas


ID
3106003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Entre as afecções comuns à população ambulatorial e hospitalar estão as infecções bacterianas, de modo que o aumento na resistência aos antibióticos disponíveis torna a promoção do uso racional desses medicamentos uma preocupação de saúde pública. A respeito da terapia antimicrobiana e da resistência bacteriana, julgue o item subsequente.


A ceftazidima difere das demais cefalosporinas de terceira geração por possuir atividade superior contra bactérias gram-negativas.

Alternativas
Comentários
  • Correta!!

    Em relação as cefalosporina de 3 geração: são mais potentes contra bacilos gram-negativos e tem atividade contra Spneumoniae, S pyogenes e outros estreptococos, com exceção a Ceftazidima, apresenta atividade moderada com S. aureus sensível a oxaccilina, entretanto somete a Ceftazidima tem atividade contra P. aeruginosa (bactéria Gram-negativa).

    Bons estudos!!

  • Ceftazidima é um antibiótico cefalosporínico bactericida, inibidor da síntese da parede celular bacteriana e resistente à maioria das betalactamases produzidas por organismos gram-positivos e gram-negativos e, portanto, ativo contra muitas cepas resistentes à ampicilina e à cefalotina. A ceftazidima é dotada de elevada atividade intrínseca in vitro, com estreita faixa de concentração inibitória mínima (CIM) para a maioria dos gêneros e mudanças mínimas na CIM em níveis variados de inóculos.

    Fonte: bula Aurobindo Pharma.

  • Ceftazidima é um antibiótico betalactâmico do grupo das Cefalosporinas de 3ª. geração usado exclusivamente por via parenteral. As cefalosporinas de 3ª. geração têm um espectro de ação muito mais amplo para gram negativas do que as cefalosporinas da 1ª e 2ª geração, mas não são melhores para tratar gram positivas.

  • CERTO

    Cefalosporinas de terceira geração:

    São mais potentes contra bacilos gram-negativos facultativos, e têm atividade antimicrobiana superior contra S. pneumoniae (incluindo aqueles com sensibilidade intermediária às penicilinas), S. pyogenes e outros estreptococos.

    Com exceção da ceftazidima, apresentam atividade moderada contra os S. aureus sensível à oxacilina, por outro lado, somente a ceftazidima tem atividade contra P. aeruginosa. (Gram -).

    Drogas disponíveis no Brasil: No Brasil só estão disponíveis cefalosporinas de terceira geração na apresentação parenteral (ceftriaxona, cefotaxima e ceftazidima).

    FONTE: https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/rm_controle/opas_web/modulo1/cefalosporinas3.htm

  • bem, a questão pede pra fazer uma comparação entre uma cefalosporina de 3ª geração e outra também de 3ª geração ...