O exame, também conhecido como teste de A1C, é um dos testes realizados para avaliar o controle glicêmico, ou seja, o controle de açúcar no sangue, da pessoa com diabetes.
Também pode ser utilizado para auxiliar o médico no diagnóstico de diabetes e pré-diabetes. Por isso, o exame de hemoglobina glicada é um teste de rastreamento para a doença, ou seja, um teste de check-up para o diabetes.
ERRADO:
O exame de hemoglobina glicada, também conhecido como HbA1C ou A1C, é o principal exame indicado na hora de investigar a diabetes, por não necessitar de jejum. A hemoglobina é uma proteína localizada nos glóbulos vermelhos do sangue, responsável por transportar oxigênio aos tecidos. Já a hemoglobina glicada é uma parte da hemoglobina ligada à glicose.
A hemoglobina glicada é um exame capaz de medir o índice glicêmico no organismo, ou seja, os níveis de açúcar presentes no sangue. O exame serve para controlar o diabetes já existente e para diagnosticar a pré-diabetes e diabetes de pacientes que ainda não sabem que têm a doença.
O valor normal da hemoglobina é diferente em pacientes sadios e diabéticos.
Pacientes saudáveis:
Nível normal = 4,5 a 5,6%
Pré-diabetes = 5,7 a 6,4%
Diabetes = superior a 6,5%
Pacientes diabéticos:
Nível controlado = 6,5 a 7,0%
FONTE: https://laboratorioexame.com.br/saude/exame-de-hemoglobina-glicada