SóProvas


ID
3106090
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Em entrevista, na sede de sua empresa em Campinas (SP), o empresário César Gon fala sobre os desafios que as empresas do século XX enfrentam no século XXI.

     As empresas do século XX precisam se adaptar ao ambiente digital?

   Não dá para competir no mundo moderno sem que o software e a informação sejam o coração do seu negócio. Mas é preciso ir além da tecnologia e fomentar uma mudança de cultura e no modo de pensar. A competição entre as empresas no século XXI está obsessivamente focada na velocidade com que, a partir da análise de dados, entendemos e surpreendemos o cliente. Mas as grandes corporações são lentas por natureza e não estão preparadas para enfrentar essa realidade. Elas olham para o lado e encontram empresas que já nasceram no ambiente digital e são muito mais rápidas.

  Além da adaptação a novas tecnologias, seria também preciso firmar uma nova relação com os consumidores?

 Sem dúvida. A forma como nos relacionamos com as marcas é radicalmente diferente de 10 anos atrás. Nosso desejo é mais volátil, temos menos apego à tradição. Queremos saber se aquela marca resolve nossos problemas, se nos trata de maneira única.

(Adaptado de: entrevista de VASCONCELLOS, Yuri. Disponível em: revistapesquisa.fapesp.br

[A]s grandes corporações são lentas por natureza e não estão preparadas para enfrentar essa realidade. (3° parágrafo)


No contexto, uma nova redação para o trecho acima, em que se mantêm a correção e a lógica, está em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? [A]s grandes corporações são lentas por natureza e não estão preparadas para enfrentar essa realidade. (3° parágrafo) ? temos uma relação de causa/consequência: O FATO DE (CAUSA) as grandes corporações serem lentas por natureza FAZ QUE (CONSEQUÊNCIA) não estejam preparadas para enfrentar essa realidade.

    Como são lentas por natureza, as grandes corporações não estão preparadas para enfrentar essa realidade. ? aqui temos perfeitamente essa ideia, a qual é iniciada pela conjunção subordinativa causal "como", equivale a: já que, visto que...

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • A questão requer conhecimento sobre o valor semântico das orações subordinadas adverbiais e dos conectivos (preposições e conjunções) para manter a coesão e a coerência textual e emprego da vírgula.

    No contexto do trecho retirado do 3º parágrafo, o autor faz uma afirmação categórica em relação às empresas do século XXI, explicando, de certa forma, que elas não estão preparadas para enfrentar a realidade do mundo virtual. A alternativa que corrobora essa explicação está na letra (B), vejamos por quê.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA - A primeira oração é subordinada adverbial concessiva reduzida de infinitivo introduzida pela locução prepositiva “a despeito de". Trouxe uma incoerência à frase porque, apesar de as grandes corporações serem lentas por natureza, elas deveriam estar preparadas para enfrentar essa realidade, e a redação desta alternativa afirma ao contrário: de que as grandes corporações não estão preparadas.

    Mas o que é uma Oração Subordinada Adverbial Concessiva?

    É uma oração que exprime um fato contrário à outra oração - dita Oração Principal -, mas que não impede a ação presente nela de se realizar. Por exemplo:

    “Embora eu esteja doente, vim trabalhar." O fato de eu estar doente não impediu de realizar uma ação: trabalhar. Assim, a primeira oração é classificada como Subordinada Adverbial Concessiva, e a segunda como Oração Principal.

    ALTERNATIVA (B) CORRETA - A primeira oração é subordinada adverbial causal introduzida pela conjunção “como". Está de acordo com o trecho retirado do 3º parágrafo porque justifica a razão de as grandes corporações não estarem preparadas para enfrentar essa realidade: o fato de elas serem lentas por natureza.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA - A segunda oração é subordinada adverbial concessiva introduzida pela locução conjuntiva “ainda que". Trouxe uma incoerência à frase porque, apesar de as grandes corporações serem lentas por natureza, elas deveriam estar preparadas para enfrentar essa realidade, e a redação desta alternativa afirma ao contrário: de que as grandes corporações não estão preparadas. Outrossim, esta redação traz um desvio gramatical: o uso da vírgula separando sujeito de predicado. Não se separa sujeito de predicado por vírgula, salvo se houver uma palavra ou frase intercalada.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA - Há um desvio no emprego da vírgula; no trecho “que são lentas por natureza" deveria estar entre vírgulas, haja vista ser uma oração adjetiva explicativa por elucidar, esclarecer o termo ou a expressão anterior. Na escrita, marcamos essa oração entre vírgulas. Além disso, a segunda oração, introduzida pela locução adverbial “mesmo assim", traz uma incoerência à redação por expressar uma ideia concessiva, o mesmo caso das alternativas A e C.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA - A primeira oração é subordinada adverbial concessiva introduzida pela locução conjuntiva “mesmo que". A redação apresenta problemas frasais porque a oposição deveria estar na segunda frase e não na primeira; com isso, a frase ficou sem coesão e sem coerência.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (B)