SóProvas


ID
3106651
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Danilo, dentista, residente no Rio de Janeiro, resolve estabelecer consultório na comarca de Sapucaia, onde passa a exercer sua profissão, de segunda a quinta-feira, ali formando sua clientela. Nessa situação, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B)

    Art. 72. É também domicílio da pessoa natural, quanto às relações concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida.

  • Gab B

    ***

    A) ERRADO Art. 70. O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo.

    B) GABARITO - Art. 72. É também domicílio da pessoa natural, quanto às relações concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida.

    C) ERRADO Art. 72 ''...'' Parágrafo único. Se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, cada um deles constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem.

    D) ERRADO Art. 73. Ter-se-á por domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, o lugar onde for encontrada.

    E) ERRADO Art. 74. Muda-se o domicílio, transferindo a residência, COM a intenção manifesta de o mudar.

  • A fim de encontrar a resposta correta, iremos analisar todas as alternativas propostas pela questão:

    A) “O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência COM ÂNIMO DEFINITIVO" (art. 70 do CC). Trata-se do domicílio voluntário. Percebam que há dois elementos. O primeiro é de natureza subjetiva, que é o ânimo de permanência; e o segundo é de natureza objetiva, que é a residência. Nada impede que a pessoa tenha mais de um domicílio e esta possibilidade está prevista no art. 71 do CC. Incorreta;

    B) Em harmonia com o art. 72: “É também domicílio da pessoa natural, quanto às relações concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida". Este dispositivo, assim como o anterior (art. 71), reconhece a pluralidade de domicílios, já que a pessoa pode morar em um lugar e exercer sua profissão em outro, sendo este também considerado, portanto, domicílio (domicílio profissional). Correta;

    C) “Se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, cada um deles constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem" (art. 72, § 1º do CC). Pluralidade de domicílios. Incorreta;

    D) “Ter-se-á por domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, O LUGAR ONDE FOR ENCONTRADA" (art. 73 do CC). Exemplo: circense. Incorreta;

    E) “Muda-se o domicílio, transferindo a residência, COM A INTENÇÃO MANIFESTA DE MUDAR" (art. 74, caput). Portanto, para que se configure a mudança, não basta a troca de endereço, sendo necessária a presença “intenção manifesta de o mudar". Incorreta.




    Resposta: B 
  • GABARITO:B

     

    LEI N o 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002

     

    Do Domicílio

     

    Art. 70. O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo.

     

    Art. 71. Se, porém, a pessoa natural tiver diversas residências, onde, alternadamente, viva, considerar-se-á domicílio seu qualquer delas.

     

    Art. 72. É também domicílio da pessoa natural, quanto às relações concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida. [GABARITO]

     

    Parágrafo único. Se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, cada um deles constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem.


    Art. 73. Ter-se-á por domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, o lugar onde for encontrada.

  • Primeira vez que faço uma questão com meu nome. kkkkk

  • Diversas residências onde habitualmente viva: domicílio habitual, será considerado domicílio. Qualquer delas.

    Tem profissão em locais diversos, mas certos: domicílio profissional: Cada um para a obrigação ali contraída ou decorrente de atos lícitos/ilícitos

    Não tem residência habitual: onde for encontrado.

  • Diversas residências onde habitualmente viva: domicílio habitual, será considerado domicílio. Qualquer delas.

    Tem profissão em locais diversos, mas certos: domicílio profissional: Cada um para a obrigação ali contraída ou decorrente de atos lícitos/ilícitos

    Não tem residência habitual: onde for encontrado.

  • RESOLUÇÃO:

    a) O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece sua residência, independentemente de ânimo definitivo. – INCORRETA: o domicílio da pessoa natural é o lugar em que ela estabelece sua residência com ânimo definitivo. Relembre: CC, Art. 70. O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo.

    b) É também domicílio da pessoa natural, quanto às relações concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida. – CORRETA: CC, Art. 72. É também domicílio da pessoa natural, quanto às relações concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida. Parágrafo único. Se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, cada um deles constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem.

    c) Se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, apenas um destes constituirá domicílio para todas as relações correspondentes. – INCORRETA: se a pessoa exerce sua profissão em diferentes lugares, cada um deles será domicílio para as relações que lhes digam respeito. Confira: CC, Art. 72. Parágrafo único. Se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, cada um deles constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem.

    d) Ter-se-á em relação à pessoa natural que não tenha residência habitual, a ausência de domicílio, independentemente do local onde possa ser encontrada – INCORRETA: a pessoa natural que não tenha residência habitual é considerada domiciliada no local em que for encontrada. Confira: CC, Art. 73. Ter-se-á por domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, o lugar onde for encontrada.

    e) A mudança de domicílio decorre da mudança de residência, haja ou não intenção manifesta de o mudar. – INCORRETA:  a alteração do domicílio exige a alteração da residência com a intenção manifesta de mudar. Confira: CC, Art. 74. Muda-se o domicílio, transferindo a residência, com a intenção manifesta de o mudar.

    Resposta: B