-
Na segunda metade do séc. XIX o trabalho escravo foi substituído pelo trabalho assalariado e pelo trabalho livre, o café consolidou como a principal economia nacional e com isso surgiu as primeiras industrias que ficou conhecido como "surto industrial".
Gabarito: c) disponibilidade de capitais para novos investimentos devido à abolição do tráfico internacional de escravos.
siga-me no instagram: @carreiras_policiaiis
-
GABARITO C
#PMBA2019
-
O trabalho assalariado foi progressivamente imposto mesmo com as leis de 1850 ordenando o fim do tráfico negreiro, essas atividades ocorriam de forma não oficial de qualquer jeito!!
para mim o gabarito seria letra B.
-
-
Não encontro o erro da alternativa B. A diminuição da oferta de mão de obra escrava necessariamente leva a adoção do trabalho assalariado e com isso gerando um aumento do mercado interno ao inserir novos consumidores. Alguns colegas ao explicar a alternativa C também explicam a alternativa B ao mesmo tempo.
-
muryllo , o erro na ''B'' é que na época , as primeiras tentativas de implantação de trabalho livre assalariado , que era o de parceria, não deu certo , e assim , não contribuiu efetivamente para essas novas atividades econômicas
-
Na verdade não aconteceu naquele período a implementação da mão de obra livre e assalariada, esse é um fenômeno que ganha mais força a partir de 1880. Em 1950 foi abolido o tráfico internacional de escravos( lei de Eusébio de Queirós), contudo ainda havia escravidão e um grande tráfico interprovinciano, a partir disso os barões destinaram mais recursos ao setor industrial( apesar disso,a industrialização brasileira consolidou-se de fato no governo Vargas)
-
A extinção do tráfico negreiro liberou capitais que foram dirigidos aos novos empreendimentos. Os barões do café não tinham que dispender seu dinheiro na compra de escravos e podiam empregar este capital na industrialização do país.
Gabarito:C
-
Galera , mesmo tendo trabalho assalariado nesse momento, não ouve um aumento de consumo, pois os trabalhadores ficavam devendo ao dono da terra.
Imigrantes devem pagar a dívida do transporte da Europa ao Brasil.
Os trabalhadores livres ficavam só com uma parte de sua produção, desse modo não era o suficiente para um consumo e nem a compra de necessidades básicas, acarretando no aumento da dívida.
Os barões(donos de terras) maltratavam os trabalhadores mesmo eles não sendo escravos.
Entre outros motivos..
-
A B só não está inteiramente correta, pois, segundo o comentário da professora aqui no qc, não se pode dizer em uma expansão do mercado consumidor interno, uma vez que essa é uma construção de médio a longo prazo, e, no período determinado pela questão, imigrantes não tinham autonomia, escravos muito menos, ainda que a adoção progressiva do trabalho assalariado fosse uma realidade nas fazendas, principalmente, em SP.
-
Ja fiz essa questão umas 10x, errei as 10. Não encontro erro na B nunca!
-
Com o maior rigor contra as práticas de tráfico de escravos, o número de escravos africanos que chegavam ao Brasil foi diminuindo de forma brusca, com isso, os excedentes econômicos da elite brasileira que surgiu devido a esta extinção do tráfico, possibilitou os investimentos em outros setores igualmente importantes para a economia, principalmente a economia cafeeira.
-
Alternativa correta "C"
Sobre a alternativa B segundo a professora: Existe uma adoção do trabalho assalariado sim, mesmo antes da abolição do tráfico negreiro… mas aquele que foi escravo ontem, não se torna consumidor hoje, então falar que aumentou o mercado consumidor é complicado, pois não é algo automático
-
O investimento na estrutura interna do país pelos fazendeiros foi impulsionado pela aprovação da Lei Eusébio de Queirós (1850), que proibindo o tráfico negreiro no país, acabou por disponibilizar a verba que até então era utilizada para a importação de escravizados vindos da África, que passou a ser investida na modernização do país.
-
GAB-C
disponibilidade de capitais para novos investimentos devido à abolição do tráfico internacional de escravos.
BEBAM ÁGUA. 6 LITROS POR DIA.!!!
-
As consequências da abolição para a monarquia? A monarquia brasileira foi sabiamente aconselhada a pagar uma indenização aos proprietários de escravos, mas não levou em conta o bom conselho. Resultado: perdeu sua base de apoio.