SóProvas


ID
3106759
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Podemos considerar que são fundamentalmente duas as grandes transformações que levaram à revolução científica do século XVII: 1) Do ponto de vista da cosmologia, a demonstração da validade do modelo heliocêntrico, empreendida por Galileu; a formulação da noção de um universo infinito e a concepção do movimento dos corpos celestes, principalmente da Terra; 2) do ponto de vista da ideia de ciência, a valorização da observação e do método experimental e a utilização da matemática como linguagem da física, proposta por Galileu. A ciência moderna rompe com a separação antiga entre a ciência, o saber teórico, e a técnica, o saber aplicado, integrando ciência e técnica e fazendo com que problemas práticos no campo da técnica levem a desenvolvimentos científicos e que hipóteses teóricas sejam testadas na prática, a partir de sua aplicação na técnica.

(Danilo Marcondes. Iniciação à História da Filosofia – Dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, p. 168. Adaptado)


Considerando as colocações do texto sobre as transformações que propiciaram o surgimento da ciência moderna, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A revolução científica do século XVII promove práticas experimentais conduzidas metodicamente.

  • O texto apresentado descreve dois episódios primordiais na mudança de paradigma que produziu o que ficou denominado na História como "revolução científica" e que se configurou, primordialmente, por uma transformação no paradigma da validação da verdade. A abstração filosófica, que durante a Idade Média é fortemente influenciada pela religião católica, passa a ser substituída pela observação metódica. Até Copérnico e Galileu, o universo era concebido como geocêntrico, ou seja, tendo a Terra em seu centro, pois era onde habitava a maior criação de Deus: o Homem. Porém com as observações metódicas e periódicas, tais cientistas começaram a fundamentar o que viria a ser uma revolução do saber e da ciência: o fim do modelo geocêntrico daria vez ao modelo heliocêntrico, no qual o sol ocuparia o lugar central enquanto os demais corpos celestes giram ao seu redor. Este evento, citado no texto, é simbólico como ponto de virada na "revolução científica" devido às práticas e métodos inovadores que permitiram tais afirmações. Tal mudança, porém, não se deu sem conflito e é bastante conhecida a condenação de Galileu pela Igreja Católica que o obrigou a negar suas descobertas.
    Galileu e Copérnico, mas também Robert Boyle, Francis Bacon, René Descartes entre muitos outros,  são referências no processo da "revolução científica" ao promover novas práticas experimentais conduzidas metodicamente.
    A resposta é letra D.

    A letra A está errada, pois a matemática enquanto linguagem da física justamente refutará o geocentrismo, permitindo as formulações matemáticas que comprovaram o heliocentrismo.

    A letra B está errada, pois a ciência moderna busca superar as verdades teológicas, baseadas na fé, colocando em seu lugar verdades obtidas pela observação e experimentação.

    A letra C está errada, pois o geocentrismo se colocava como um obstáculo real na compreensão dos corpos celestes, pois era fundado e uma falsa impressão.

    A letra E está errada, pois afirma o contrário, é justamente quando ciência e técnica se encontram que o método da ciência moderna se afirmará.

    Gabarito: Letra D.
  • tem que prestar atenção no comando da pergunta.

    o comando referência às transformações que o texto está falando.

    o texto fala da revolução científica do século XVII.

  • ''duas as grandes transformações que levaram à revolução científica do século XVII:''

    D

    A revolução científica do século XVII promove práticas experimentais conduzidas metodicamente.

    ''...hipóteses teóricas sejam testadas na prática...''