-
Vale fazer a ressalva, que há diferença entre
trabalho e emprego. Enquanto o primeiro
envolve a atividade executada em si, de forma
consciente, o segundo refere-se ao cargo ou
ocupação de um indivíduo, na visão marxista, trata-se de processo “alienante”, configurando-se numa exclusividade do modo de produção capitalista.
Letra E
-
Segundo Karl Marx, uma das características do novo método de produção que se identifica como capitalista se evidencia na divisão do trabalho entre atividades operacionais e de liderança, pois transforma o trabalhador em um produtor de mercadoria sem qualquer relação com o seu sentido ou compreensão do todo. A utilização do trabalhador meramente como reprodutor de uma ação que produz uma mercadoria é parte da estrutura que sustenta e aprofunda a desigualdade capitalista, pois os lucros deste trabalho são apropriados por somente um lado do processo. É essa separação do trabalhador entre sua atividade específica (ex. costurar pedaços de couro) e a atividade total (ex: produzir um sapato) que Marx chamou de "alienação".
A resposta é letra E.
A letra A está errada, pois Durkheim não está preocupado com as desigualdades nem da estrutura de produção, nem da sociedade. Para Durkheim, a divisão tem caráter positivo, por isso compara com um organismo para exemplificar a solidariedade orgânica, na diferença de cada órgão, se afirma um organismo todo.
A letra B está errada por apresentar uma síntese oposta ao pensamento de Marx.
A letra C está duplamente errada, pois nem a diferença salarial promove justiça social, nem Max Weber disse algo parecido.
A letra D está errada, pois o trabalho sobre a ética protestante é de Weber e não Durkheim.
Gabarito: Letra E.
-
A divisão do trabalho entre atividades operacionais e de liderança constitui instrumento de alienação, na perspectiva de Karl Marx.
-
Na visão de KARL MARX a divisão do trabalho entre atividades operacionais e de liderança constitui instrumento de alienação
-
Colocar um trabalhador contra outro dentro de um mesmo espaço de produção sempre foi, na perspectiva marxiana, um instrumento de alienação. A competição entre funcionários de uma empresa mina a possibilidade de uma unidade revolucionária.
LETRA E
-
Resp: E
A alienação (do latim, alienatio) significa estar fora de algo, estar alheio a algo. No caso da alienação do trabalho, ela é o efeito do trabalhador não ter acesso aos bens que ele mesmo produz.
A partir da , o trabalhador é alienado dos meios de produção, que passam a ser propriedade de um pequeno grupo (a burguesia). Por conseguinte, essa é, também, dona do produto final. Resta ao trabalhador, apenas, a posse de si mesmo, entendida como força de trabalho.
O trabalhador passa a ser precificado e compreendido como mais um custo dentro do processo produtivo, um análogo às máquinas e ferramentas. Esse pensamento, é responsável pela desumanização do trabalhador e a origem do trabalho alienado.
fonte: https://www.todamateria.com.br/alienacao-trabalho/