SóProvas


ID
3106789
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançado no final de 2017, na Assembleia das Nações Unidas, estima que 152 milhões de crianças foram submetidas a trabalho infantil em 2016, sendo 64 milhões do gênero feminino e 88 milhões do masculino. Isso representa que uma em cada dez crianças de 5 a 17 anos foi explorada dessa forma em todo o mundo.

(http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-09/oit-152-milhoes-de-criancas-trabalho-infantil-2016. Acesso em 26.04.2019)


O trabalho infantil

Alternativas
Comentários
  • A força de trabalho, sua quantidade, idade média, remuneração  e qualificação são temas clássicos da Geografia sendo o trabalho infantil um problema abordado constantemente e um claro indicador social de subdesenvolvimento quando ocorre em grandes quantidades da população. No texto de apoio da questão temos o recorte quantitativo por estimativa e a ênfase na submissão de crianças ao trabalho ressaltando que não há escolha nesses casos abordados. 

    Análise das alternativas:

    A) Desvia do tema trabalho infantil e adentra no tema transição demográfica que trata do perfil etário da população e seu respectivo envelhecimento mas não necessariamente das causas que levam a utilização de crianças trabalhando como adultos. 

    B) Possível "pegadinha" já que não há relação direta com a internacionalização da economia e o aumento do trabalho infantil no entanto, são diversas as denúncias de corporações transnacionais  terceirizando atividades fabris em países pouco desenvolvidos que eventualmente utilizam trabalho infantil em suas linhas de produção mas que não ocorre em quantidade suficiente para criar os números altos descritos no texto apesar da grande repercussão deste tipo de denúncia. 

    C) A divisão territorial e etária do trabalho pelo planeta está longe de ser incipiente ou de estar começando ou ser pequena. Área com altos níveis de conflito e pobreza tendem a utilizar maior quantidade de trabalho infantil e não menos como afirma a alternativa.

    D) O trabalho infantil não reforça o papel das Nações Unidas no controle e eliminação da exploração de crianças e jovens até mesmo por que isso não é função direta dessa organização mas sim de governos nacionais que podem e devem agir auxiliados por uma agência própria para tal função a citada no Texto da  OIT, Organização Internacional do Trabalho. 

    E) O texto de apoio trata de números absolutos então as quantidades fazem toda a diferença e a atividade que mais utiliza trabalho infantil por todo o mundo é a agricultura de subsistência praticada em países pouco desenvolvidos onde crianças e jovens geralmente são a maior parte da população, que possui baixa longevidade e necessita desse trabalho para garantia de alimentação básica. ALTERNATIVA CORRETA.   

    Considerações finais:

    Para além dos conhecimentos sobre força de trabalho outros aspectos dos estudos demográficos de Geografia da população foram necessários nesta questão, como transição demográfica, além de conhecimento sobre temas correlatos como globalização.
     Gabarito: E 
  • incipiente

    adjetivo de dois gêneros

  • De acordo com a fonte da própria questão, agência Brasil, os ramos que mais exploram a mão de obra infantil, em âmbito global, são: a agricultura (70,9%), serviços (17,1%) e indústrias em geral (11,9%).

  • incipiente

    que inicia, que está no começo; inicial, iniciante, principiante.

  • A questão pega mais a galera pelo portugues do que propriamente pela dificuldade:

    A

    demonstra que inúmeros países do mundo ainda permanecem na fase inicial da transição demográfica, com predomínio de crianças e jovens.

    Isso não é apena relacionado com fase demográfica e sim com cultura e fiscalização, pois o Brasil está em sua 3 fase e ainda tem uma grande taxa de trabalho infantil.

    B

    revela o aumento da internacionalização da economia mundial e a expansão das atividades das corporações transnacionais em países pobres.

    Na teoria as empresas transnacionais tentam evitar essa pratica de trabalho por ser mal visto por grande parte das pessoas em países desenvolvidos e caso relacionada a empresa poderia trazer grandes prejuízos.

    C

    mostra que a divisão territorial e etária do trabalho ainda é incipiente em áreas do globo com altos níveis de conflitos e pobreza entre a população.

    A pegadinha do PORTUGUÊS que um monte de gente inclusive EU caiu, incipiente=iniciante/ignorante, o que sabemos que é falso, pois são "em áreas do globo com altos níveis de conflitos e pobreza entre a população." que se tem a maior taxa de trabalho infantil.

    D

    reforça o papel das grandes organizações supranacionais como a ONU, responsáveis pelo controle e eliminação da exploração de crianças e jovens.

    O trabalho infantil não reforça o papel das Nações Unidas no controle e eliminação da exploração de crianças e jovens até mesmo por que isso não é função direta dessa organização mas sim de governos nacionais que podem e devem agir auxiliados por uma agência própria para tal função a citada no Texto da OIT, Organização Internacional do Trabalho. 

    E-GABARITO

    está concentrado, principalmente, nas regiões do globo onde as atividades agrícolas tradicionais demandam grande contingente de mão de obra.

    Como citado pelo colega anteriormente:

    De acordo com a fonte da própria questão, agência Brasil, os ramos que mais exploram a mão de obra infantil, em âmbito global, são: a agricultura (70,9%), serviços (17,1%) e indústrias em geral (11,9%).