SóProvas


ID
3106819
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       O amor na era digital


      O amor no tempo das cartas era belo e romântico, com suas longas e dolorosas esperas e dúvidas, com cartas roubadas, indispensáveis em qualquer novela. Mas o WhatsApp, o Skype e o e-mail, além do telefone, tornaram viver um amor em algo muito diferente. E muito melhor.

      Acabou a distância e o tempo entre as mensagens. Na verdade, o que os olhos veem o coração sente. Falar vendo os olhos e as expressões do ser amado na tela é quase tão bom quanto ao vivo.

      Uma das melhores novidades é a DR1 digital. Esfrie a cabeça, pense bem no que o incomoda, provoca dúvidas e o faz sofrer, escreva com cuidado. Receba as queixas, os medos e as dúvidas do outro com atenção, leia várias vezes. Responda pensando bem, revisando e equilibrando o que escreveu, frequentemente há exageros. Só mande no dia seguinte, depois de reler com cuidado o que disse: vale o escrito!

      Uniões são salvas e brigas feias de casal são evitadas pelo e-mail ou pelo zap, que ainda criam a garantia de promessas, acordos e desculpas por escrito. Para serem lidos e relidos e eventualmente cobrados ou discutidos. É bem mais fácil admitir erros por escrito do que no calor de uma discussão, e muito mais eficiente.

                                 (Nelson Motta. https://oglobo.globo.com, 12.04.2019. Adaptado)

1 DR: discussão de relacionamento. 

Entre as vantagens do “amor na era digital”, o autor aponta

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Conforme o texto:

    ? Acabou a distância e o tempo entre as mensagens. Na verdade, o que os olhos veem o coração sente. Falar vendo os olhos e as expressões do ser amado na tela é quase tão bom quanto ao vivo; além disso aponta as DR digitais (possibilitam pensar e repensar, resolvendo melhor os conflitos).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • a) o fato de que os meios digitais fazem com que não haja diferença entre o contato presencial e a discussão a distância.

    Incorreta. O autor não afirma isso, mas sim que os meios digitais possibilitaram a ruptura no tempo de espera das mensagens e na distância entre as pessoas.

    b) a maior proximidade entre os casais e a possibilidade de evitar ou resolver conflitos mais ponderadamente por escrito.

    Correta. Segundo o texto: Acabou a distância e o tempo entre as mensagens. Na verdade, o que os olhos veem o coração sente. Falar vendo os olhos e as expressões do ser amado na tela é quase tão bom quanto ao vivo. Uma das melhores novidades é a DR1 digital. Esfrie a cabeça, pense bem no que o incomoda, provoca dúvidas e o faz sofrer, escreva com cuidado. Receba as queixas, os medos e as dúvidas do outro com atenção, leia várias vezes.

    c) o caráter instantâneo da troca de mensagens, favorecendo o improviso e a passionalidade na comunicação.

    Incorreta. O autor não coloca como ponto positivo da troca de mensagens o improviso e a passionalidade, mas sim a maior proximidade do casal e a resolução de conflitos por escrito.

    d) a certeza de que o outro entenderá exatamente o que se pretende que ele entenda da mensagem enviada.

    Incorreta. O autor não aborda essa precisão de entendimento. Na verdade, ele diz que as pessoas devem reler as mensagens e pensar bem antes de escrevê-las.

    e) a possibilidade de editar o texto enviado mesmo depois de recebido pelo outro, o que pode evitar desentendimentos.

    Incorreta. O autor não aborda essa alternativa.

    Gabarito do professor: B