SóProvas


ID
3106993
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

Existem milhares de maneiras utilizadas pelos bandidos para conseguir as suas informações sobre números de cartão de crédito. Às vezes é você mesmo quem “entrega o ouro para o bandido”. Alguém liga para a sua casa se identificando como um funcionário da operadora do seu cartão de crédito e informa que foi feita uma compra de um objeto bastante incomum no seu nome com um valor bastante alto.
Ao responder que não, você dará brecha para que o bandido diga que o seu cartão talvez tenha sido clonado e que é preciso fazer uma verificação. Ele pedirá que você informe o seu endereço, número do cartão e o número do PIN. Com esses dados o ladrão poderá fazer compras no seu nome a qualquer hora do dia. Ao final da ligação o suposto atendente pede que você telefone para a central de segurança da operadora do cartão informando o ocorrido.
Contudo, logo depois de desligar o telefone, já existirá uma compra no seu cartão e dessa vez ela é verdadeira e aconteceu por você ter cedido os números de segurança do seu cartão de crédito. Por isso, nunca diga a ninguém informações referentes à sua conta bancária ou cartões de débito ou crédito. Pode ser extremamente perigoso e, sem saber, você pode colaborar com o crime.
Outro golpe bastante difundido é o tão famoso “chupa-cabras”. Como não podemos saber se aquela máquina de pagamentos está ou não adulterada, procure nunca permitir que o atendente leve o cartão para longe da sua vista, como para trás de um balcão. Pode parecer um tanto exagerado, mas toda precaução é pouco quando o que está em jogo é manter o seu nome limpo na praça. Por isso, sempre que for realizar pagamentos com o seu dinheiro de plástico, fique atento para qualquer movimentação estranha.
Caso o seu cartão __________ preso na máquina da loja ou no caixa eletrônico, procure anular ou cancelar a compra e __________ imediatamente o seu banco. Caso você __________ o telefone da cabine do caixa, verifique se o telefone funciona. Em caso negativo, o golpe é iminente. Neste caso, não aceite ajuda de nenhum estranho.
Além dessas medidas de segurança, é importante que você se certifique de que ninguém está observando enquanto __________ digitando a sua senha. É um direito seu exigir que as outras pessoas aguardem a vez respeitando as faixas marcadas no chão do banco. Dessa maneira você evita dores de cabeça envolvendo a segurança dos cartões e da conta bancária.
(Adaptado de: https://www.tecmundo.com.br/email/2726-clonagem-de-cartao-entenda-como-acontece-e-os-riscos.htm, acesso em 26, fev. 2019)

Embora inicie o texto dizendo que existem “milhares de maneiras” de as pessoas terem seu cartão de crédito fraudado, o autor menciona apenas:

Alternativas
Comentários
  • Alguém conseguiu identificar as 4?

  • Gabarito letra C.

    1: Ligação

    2: "Chupa-Cabras"

    3: Cartão preso na máquina.

    4: Alguém invadindo seu espaço e olhando você digitar sua senha.

  • Contei 5 com o telefone da cabine do caixa.

  • Contei 5 com o telefone da cabine do caixa.

  • Eu identifiquei 5.

    1: Ligação

    2: "Chupa-Cabras"

    3: Cartão preso na máquina.

    4: Alguém invadindo seu espaço e olhando você digitar sua senha.

    5,  Caso você __________ o telefone da cabine do caixa, verifique se o telefone funciona.

  • Contei 5 com o telefone da cabine do caixa.

  • São 5 e não 4, fazer o que?

  • Tendo em vista que deixar o telefonem em sima do caixa seja uma forma de identificar um golpe, essa nao se encaixa ao caso, portanto, verifica-se que o autor cita apenas 4

    GABARITO C

  • GAB.;C

    *Ligação

    *Chupa-Cabras

    *Alguém invadindo seu espaço

    OBS:As outras que vcs acharam estão inclusas em algum dessas três maneiras !!!

    BONS ESTUDOS !!!

  • eu errei porque eu quis me aprofundar. levei muito no sentido literal.

    meu raciocínio:

    ligação e chupa cabra = golpe, fraude

    cartão preso e cuidados na hora de colocar a senha= medidas de prevenção.

  • Muito comentário ruim.. inclusive o comentário mais votado não faz sentido nenhum!

    Quando o autor menciona o dispositivo que deixa o cartão "preso" na máquina, ele está se referindo ao golpe "chupa-cabra", dessa forma não faz sentido você considerar duas vezes o mesmo golpe.

    Para quem não conhece, o chupa-cabra é um dispositivo que os bandidos colocam sobre o caixa automático, esse dispositivo fica sobreposto ao caixa e uma pessoa leiga não consegue perceber essa alteração no ATM. Após a pessoa inserir o cartão e suas informações pessoais, o cartão fica travado e a pessoa não consegue retirar.

    Dessa forma, podemos concluir que o cartão preso na máquina e o golpe chupa-cabra, são as mesmas coisas.

    O problema da questão é que o autor, não sei por qual razão, menciona o golpe que a pessoa distancia o cartão do dono logo após citar o golpe chupa-cabra, passando a ideia de que esse seria o detalhamento do 'chupa-cabra'.

    Flw

  • Essa banca faz essas questões sem sentido, não fiquem tentando justificar o injustificável. A banca faz de putaria.

  • Quando diz para "verificar se o telefone da cabine funciona" pensei que seria no sentido de pedir ajuda. Por isso acertei a questão

  • há controvérsias!!! kkkkkk
  • há controvérsias!!! kkkkkk
  • Funpar sendo Funpar.

  • Na minha opinião ficou bem confusa essa questão, o autor cita o golpe chamado chupa cabra ,(para quem não conhece é um dispositivo colocado nos caixas eletronicos para clonar os cartões) e acaba citando outro argumento na sequencia ,dando a entender que só tem o argumento do chupa cabra

    ´´Outro golpe bastante difundido é o tão famoso “chupa-cabras”. Como não podemos saber se aquela máquina de pagamentos está ou não adulterada, procure nunca permitir que o atendente leve o cartão para longe da sua vista, como para trás de um balcão.´´

    e no primeiro e segundo paragráfo a mesma confusão de idéias, você pensa que o golpe só ocorre no segundo paragrafo, mas no primeiro ele ja trata de um golpe. Faltou melhor clareza nas idéias

  • pede comentário do prof gente

  • Gabarito letra C: 4 maneiras:

    1 O próprio cliente fornece os dados do cartão (1º, 2º e 3º parágrafos);

    2 Chupa-cabras (4º parágrafo). Acontece quando o criminoso tenta passar seu cartão e diz que a máquina está com defeito e vai tentar passar em outra, distraindo a vítima;

    3 Cartão preso na máquina da loja ou no caixa eletrônico (5º parágrafo). Essa confundiu, pois é parecida com o chupa-cabras, mas esta (chupa-cabra) acontece quando o atendente leva o cartão para longe das vistas do cliente, enquanto que a desse parágrafo (5º) o cartão fica preso na máquina ou no caixa eletrônico, então aparece alguém (criminoso) para ajudar ou então o cliente liga para o número informado num papel colado no caixa;

    4 O pescoço do girafa (6º parágrafo): tipo o seu colega de trás tentando colar de vc, que está na frente.

  • Errei por exagero na interpretação igual a Diona :/
  • Ja li umas 32 vezes e nao vi 4, mas quem manda sao eles ne...

    • PAR. 1° e 2° - Primeira maneira;
    • PAR. 3° - Segunda maneira;
    • PAR. 4 - Terceira e quarta maneira.

    GAB. C

  • Gabarito: C

    Comentário: Os trechos que abordam as maneiras de as pessoas terem seu cartão de crédito fraudado são: “Alguém liga para a sua casa se identificando como um funcionário da operadora do seu cartão de crédito e informa que foi feita uma compra de um objeto bastante incomum no seu nome com um valor bastante alto”.

    “Outro golpe bastante difundido é o tão famoso “chupa-cabras”. Como não podemos saber se aquela máquina de pagamentos está ou não adulterada, procure nunca permitir que o atendente leve o cartão para longe da sua vista, como para trás de um balcão.”

    “Caso o seu cartão fique preso na máquina da loja ou no caixa eletrônico, procure anular ou cancelar a compra e ligue imediatamente o seu banco.”

    “...é importante que você se certifique de que ninguém está observando enquanto estiver digitando a sua senha.” Ou seja, são quatro maneiras diferentes de se aplicar um golpe.