SóProvas


ID
3107383
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Durante a Guerra do Golfo, as televisões do mundo inteiro exibiram duas imagens de forte impacto: uma delas mostrava incubadoras desligadas pelos iraquianos, com crianças prematuras kwaitianas mortas; outra, pássaros sujos de petróleo por uma maré negra provocada também pelos iraquianos. Ambas as imagens eram falsas. As incubadoras eram uma montagem. A maré negra era real, mas tinha acontecido a milhares de quilômetros dos “cruéis” iraquianos.

      Como nos defender de tudo isso? Simplesmente obtendo informações em outras fontes. Quantos livros você leu no ano que passou? Informativos e formativos? E literatura? Quando falo em literatura, não estou me referindo aos best-sellers, mas aos clássicos. Você já leu Shakespeare, Thomas Mann, Goethe, Machado de Assis? Parece uma tarefa difícil, mas não é. Hamlet, de Shakespeare, por exemplo, é uma peça de teatro que se lê em dois dias! E quanta coisa se aprende sobre a alma humana!

(Antônio Suárez Abreu. A arte de argumentar. São Paulo, Ateliê Editorial, 2009. Adaptado)

No contexto, o pronome isso, em destaque no segundo parágrafo, faz referência

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Como nos defender de tudo isso? ? O pronome demonstrativo "isso" tem valor anafórico e refere-se a uma ideia apresentada anteriormente, referindo ao fato da mídia apresentar imagens falas, presente nesse trecho que inicia o texto, que logo após é dito que são falsas: Durante a Guerra do Golfo, as televisões do mundo inteiro exibiram duas imagens de forte impacto [...] Ambas as imagens eram falsas [...]

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Estuda o passado se queres prognosticar o futuro.

  • Assertiva B

    . Ambas as imagens eram falsas. As incubadoras eram uma montagem.

  • Isso: Anafórico

    Isto: Catafórico

  • Essa questão requer conhecimento sobre coesão referencial: anáfora e catáfora.

    Coesão referencial – é o processo pelo qual se retoma ou antecipa um termo no texto. Pode se manifestar através de dois mecanismos.


    a) catáfora – quando o item de referência antecipa um signo ainda não expresso no texto. Esse termo de referência é chamado de termo catafórico.

    b) anáforaretoma um signo já expresso no texto; já foi citado. Esse termo de referência é chamado de termo anafórico.


    Observação!!! Diferença entre este e esse.

    Este(s), esta(s), isto – função anafórica em referência a um termo imediatamente anterior e como função catafórica.

    Esse(s), essa(s), isso – função anafórica, ou seja, só pode se referir a algo o qual já fora mencionado.

    Alternativa (A) incorreta O autor do texto inicia seu texto citando a Guerra do Golfo com o intuito de defender sua tese sobre notícias falsas que a mídia nos passa, mas essa disputa por poder não chega a ser o referente do pronome “isso".

    Alternativa (B) correta O pronome “isso" refere-se anaforicamente à não veracidade das informações efetuadas pela mídia. Tanto que a pergunta que o autor faz é “Como nos defender de tudo isso?", ou seja, como nos defender das notícias falsas, e a resposta é: obtendo informações através de muita leitura.

    Alternativa (C) incorreta Embora cite o impacto ambiental – a maré negra -, quando o autor  faz a pergunta, faz em relação à manipulação de informações efetuada pela mídia.

    Alternativa (D) incorreta A menção aos hábitos de leitura está logo após o pronome “isso", e tal pronome não pode funcionar como catáfora (termo ainda a ser citado). O pronome “isso" só se refere ao que já fora mencionado.

    Alternativa (E) incorreta A menção aos clássicos da literatura está logo após o pronome “isso", e tal pronome não pode funcionar como catáfora (termo ainda a ser citado). O pronome “isso" só se refere ao que já fora mencionado.


    Gabarito da professora: Alternativa B.