-
Um dos principais métodos de arquivamento é o método alfabético. Como a própria denominação já indica, o elemento principal levado em consideração nesse esquema é o nome. Esse método é um dos mais usados nas empresas por apresentar o benefício de ser muito simples e rápido.
Entretanto, quando se armazena uma quantidade grande de informações, não é incomum que haja alguns erros. Isso ocorre devido ao cansaço visual do funcionário e também pela enorme variedade de grafia dos nomes.
Para que a localização e o armazenamento dos documentos sejam mais rápidos, o método alfabético pode ser combinado com cores. Assim, fica mais simples identificar a letra procurada. Esse método é chamado de Variadex e usa as cores como elementos auxiliares que facilitam a recuperação e localização dos documentos. Lembrando: essa é apenas uma variação do método alfabético.
Site: profits.consulting
-
Gabarito: A
Alfabético - É considerado um método simples e utiliza como principal critério de arquivamento o nome existente no documento, baseado na rigorosa ordem alfabética. É um método direto, tendo em vista que a realização da pesquisa
-
GABARITO: LETRA A
Alfabético – é o mais simples e prático, desde que o elemento principal considerado seja o nome (arquivamento de nomes = onomástico). As fichas ou pastas são colocadas em ordem alfabética, seguindo as “regras de alfabetação”.
Vantagens: Agilidade na recuperação da informação, custo baixo, sistema direto e de fácil implantação.
Desvantagem: Erros mais constantes de arquivamento.Regras de ordenação Pode-se escolher entre 2 critérios: letra por letra ou palavra por palavra.
A escolha de um deles implica a exclusão do outro, automaticamente.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
Métodos de Arquivamento
• Alfabético (por NOME)
• Geográfico (por LOCAL ou PROCEDÊNCIA)
• Numérico (por NÚMERO)
• Ideográfico (por TEMA ou ASSUNTO).
-
A questão quer saber qual o método alfabético deve ser escolhido para organizar documentos cujos elementos principais sejam nomes de pessoas, de organizações ou de razões sociais.
De todos os métodos de arquivamento, o método alfabético é o mais conhecido e o mais aplicado. Uma das razões para isso é que é um método em que vários tipos de documentações podem ser organizadas, além da facilidade de aplicação.
Se temos um conjunto documental que deve ser organizado a partir do nome das pessoas, de organizações ou de razões sociais, basta aplicar o método alfabético.
Em nome de pessoas, deve-se organizar pelo sobrenome e, posteriormente, pelo nome.
Exemplo: Serenna Tharyne Alves de Souza ficaria Souza Serenna Tharyne Alves de
No nome de organizações, o nome fica como aparece, mas os artigos e preposições devem ser colocados entre parênteses. O mesmo acontece para razões sociais.
Exemplo: A Casa do Pão de Queijo ficaria Casa do Pão de Queijo (A)
a) gabarito
b) Alfanumérico é um método que une as letras e números para sua aplicação.
c) Ideográfico é o método de arquivamento que tem como elemento principal o assunto dos documentos.
d) Digital não é um método de arquivamento.
e) Automático é utilizado para arquivamento de nomes e evita que as pastas sejam arquivadas com sobrenomes iguais através da combinação de letras, cores e números. Não é utilizado nos arquivos brasileiros.
Gabarito do Professor: A
-
Quando se organiza por nome, se utiliza o método alfabético.
Resposta: E