-
GABARITO: LETRA B
? Conforme o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, 3ª edição:
? Em documentos oficiais deve-se primar pela impessoalidade, a qual é construída por alguns recursos, entre eles: a concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade [...]
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Estuda o passado se queres prognosticar o futuro.
-
GABARITO: LETRA B
A redação oficial deve caracterizar-se por:
clareza e precisão;
objetividade;
concisão;
coesão e coerência;
impessoalidade;
formalidade e padronização; e
uso da norma padrão da língua portuguesa.
FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.
-
Gabarito: B
A redação oficial deve caracterizar-se por:
· clareza e precisão;
· objetividade;
· concisão;
· coesão e coerência;
· impessoalidade;
· formalidade e padronização; e
· uso da norma padrão da língua portuguesa.
-
GABARITO: LETRA B
Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, FORMALIDADE e uniformidade.
-
Gabarito letra B para os não assinantes.
Além da Formalidade ser um dos atributos da Redação Oficial, o manual reza que:
"É imperativa, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente do correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível, mais do que isso: a formalidade diz respeito à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação. A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração pública federal é una, é natural que as comunicações que expeça sigam o mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos" .
-
Princípios da Redação Oficial
Þ Impessoalidade
Þ Uso do Padrão Culto da Linguagem
Þ Clareza
Þ Concisão
Þ Formalidade e Uniformidade
GAB - B
-
essa foi mamão com açucar gabarito b
-
Para responder esta questão, o candidato deve ter conhecimento referente à linguagem utilizada nas comunicações oficiais. Vamos à análise:
a) De acordo com o Manual, a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal. Sendo assim, este item está incorreto.
b) O Manual determina que as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma. Nesse sentido, a formalidade é um requisito para elaboração das comunicações oficiais e, portanto, o item está correto.
c) O Manual não trata sobre usar uma linguagem natural, mas afirma que em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua. Portanto, este item está incorreto.
d) De acordo com o Manual, é imperativa certa formalidade de tratamento. Dessa forma, não se trata somente do correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível, mais do que isso: a formalidade diz respeito à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação. Sendo assim, este item está incorreto.
e) O Manual prevê que pode haver preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. Dessa forma, a complexidade não deve ser adotada na linguagem das comunicações oficiais e, portanto, este item está incorreto.
Gabarito: Letra B
-
Letra b. A linguagem utilizada nas comunicações oficiais deve primar pelo critério de formalidade (dentre outros, como: clareza e precisão, objetividade, concisão, coesão e coerência, impessoalidade, padronização, uso da norma culta).
-
LETRA B
A linguagem utilizada nas comunicações oficiais deve primar pelo critério de formalidade (dentre outros, como: clareza e precisão, objetividade, concisão, coesão e coerência, impessoalidade, padronização, uso da norma culta).