SóProvas


ID
3107524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Caso clínico 9A1AAA


      Ana, cinquenta e sete anos da idade, procurou atendimento psicológico. De acordo com Ana, seu marido falecera havia três meses em decorrência de um câncer que tinha sido descoberto havia quatro meses. Durante o atendimento, Ana fez o seguinte relato.

      “Gustavo era tudo para nós. Chegou ao hospital para fazer um exame e não saiu mais. Ninguém do hospital nos deu apoio ou mesmo foi claro quanto à gravidade da sua doença. Foi tudo muito rápido. Não consegui processar ainda essa perda na minha vida. Não tenho vontade de sair da cama para nada. Passo o dia sem me alimentar ou mesmo beber água. Faço o que é necessário com muita dificuldade. Choro sem parar o dia inteiro. Meus dois filhos estão péssimos. José, de vinte e cinco anos de idade, além de ficar dando esmola para todo morador de rua ou vigia de carro que vê, passou a ir à igreja todos os dias, de manhã e à noite. Meu filho só pensa em trabalhar e rezar. Já a minha filha Antônia, de dezoito anos de idade, parou de estudar e não finalizou a autoescola. Ela passa o dia inteiro deitada, envolvida com jogos eletrônicos e redes sociais. Desde que o pai faleceu, ela engordou 8 kg.” 

Considerando o caso clínico 9A1AAA, julgue o item que se segue, relativo a luto antecipatório e cuidados paliativos.


No referido caso, seria ineficaz a adoção de cuidados paliativos devido ao mau prognóstico e ao avanço rápido da doença de Gustavo.

Alternativas
Comentários
  • A mantença do tratamento paliativo, que tem o sentido de cuidar, não pode ser ignorada. Segundo Gisele de Carvalho, “deve-se ter presente ainda que os cuidados e atenção dispensadas aos pacientes terminais não são ações que se inscrevem no campo do curar (cure), mas no âmbito do cuidar (care), não tendo finalidade de preservar uma existência em franca deterioração, mas tão somente assistir, aliviar e satisfazer, dentro do possível, suas necessidades vitais básicas, ministrando-lhe Cuidados Paliativos.

    Fonte: Manual de Cuidados Paliativos ANCP