-
GABARITO: LETRA E
A) A população daquela região não aprovou às restrições impostas pelos órgãos governamentais para a preservação do meio ambiente. ? incorreto, pois quem aprova, aprova alguma coisa (verbo transitivo direto), logo somente o artigo definido "as" deveria estar presente: aprovou as restrições...
B) As instituições financeiras costumam a diminuir as taxas de juros para favorecer as possibilidades de empréstimos dos clientes. ? costumam fazer alguma coisa (verbo não exige complemento preposicionado), logo a preposição "a" está indevidamente usada, o correto seria: costumam diminuir...
C) O esportista lembrou-se que estava atrasado para o compromisso assumido, no dia anterior, durante o treinamento da equipe. ? quem se lembra, lembra-se DE alguma coisa, logo a preposição deveria estar presente: lembrou-se DE que; Porém, as bancas vêm cobrando como facultativo o uso da preposição em oração subordinadas substantivas objetivas indiretas, de toda forma, temos uma alternativa mais correta, mas é importante estudar a sua banca e como ela vem cobrando.
D) O ato de pesquisar envolve ao trabalho de coleta de dados pelos estudiosos, resultando em benefícios para a ciência. ? envolve alguma coisa (verbo transitivo direto), somente o artigo definido "o" deveria estar presente: envolve o trabalho.
E) O escritor afeiçoou-se ao estudo da palavra, ao escutar, ainda nos primeiros anos de sua vida, as histórias lidas pela mãe. ? correto, afeiçoou-se a alguma coisa (verbo transitivo indireto, exige um complemento iniciado pela preposição "a") + artigo definido "o"= ao estudo...
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! O que nos parece uma provação amarga pode ser uma bênção disfarçada.
-
Gabarito: "E".
Quem tem afeição, tem afeição a alguma coisa. No caso em tela, afeição ao estudo da palavra.
-
Gabarito: E
-
Lembrou-se de alguma coisa (CORRETA)
Lembrou alguma coisa (CORRETA)
Percebam os detalhes, as bancas costumam aceitar ambas as formas. Atenção para não errar.
-
"O escritor afeiçoou-se ao estudo da palavra.... "
este SE não deveria vir antes do verbo? "O escritor se afeiçoou ao estudo da palavra..."
-
ACHEI UMA RESPOSTA:
Costuma-se dizer que a regra geral é a ênclise, o que significa dizer que o lugar normal para o pronome átono é depois do verbo, a não ser que algo especial aconteça.
4) E esse algo especial que pode acontecer são algumas palavras que, em razão da eufonia, atraem o pronome para antes do verbo:
5) Confiram-se os seguintes exemplos:
6) No exemplo da consulta, tem-se um mas, que é uma conjunção coordenativa, e não uma conjunção subordinativa. Luiz Antônio Sacconi, a esse respeito, anota que as conjunções e, mas, porém, todavia, contudo, logo e portanto não exigem necessariamente a próclise, exatamente porque são conjunções coordenativas, e não subordinativas.
7) Feitas essas observações, acrescenta-se que, quando se tem uma conjunção coordenativa (e não subordinativa), a colocação do pronome é optativa, em próclise ou em ênclise. Ou seja, pode-se fazer o uso indistinto de uma ou de outra colocação.
8) Por isso, de modo específico para o caso da consulta, são corretas ambas as formas:
-
Melhor esclarecimento para esta questão achei o do colega Arthur Carvalho.
-
Gabarito E
O erro da letra C é o seguinte:
Quem se lembra ... se lembra de algo
-
Lembrar - o verbo pode ser transitivo direto e indireto
O cérebro humano não consegue lembrar algo e fazer contas ao mesmo tempo.
Nesse caso, o verbo lembrar é transitivo direto, ou seja, exige complemento sem .
Marcela não se lembrou de pagar as contas.
No exemplo acima, o verbo lembrar é pronominal, ou seja, apresenta o pronome reflexivo -se e exige complemento com a preposição “de”. Dessa maneira, podemos dizer que o verbo lembrar é transitivo indireto.
Sendo assim, podemos dizer que o verbo lembrar possui .
-
LEMBRAR/ ESQUECER/ RECORDAR
VTD - Sem pronome oblíquo átono (me, te, se, nos, vos)
Lembrou algo.
VTI - Com pronome oblíquo átono = Exige preposição
Lembrou-se de algo.
-
O gabarito oficial assinala letra E, que de fato está correta. No entanto, no meu entender, não há erro algum na letra C.
Analisemos letra a letra:
Letra A - ERRADA - O verbo "aprovar" é transitivo direto (quem aprova aprova ALGO). Dessa forma, não ocorre crase em "as restrições", pois não há preposição.
Letra B - ERRADA - Não ocorre preposição "a" entre o auxiliar "costumam" e o seu verbo principal "diminuir".
Letra C - CERTA - O verbo pronominal "lembrar-se" exige a preposição "de". Como temos um abjeto indireto oracional, as gramáticas consideram o emprego da preposição facultativo. Estariam corretas as construções "O esportista lembrou-se de que estava atrasado..." e "O esportista lembrou-se que estava atrasado...". No meu entender, a banca cometeu um deslize ao julgar equivocada a ausência da preposição "de".
Letra D - ERRADA - O verbo "envolver" pede objeto direto. Dessa forma, não ocorre preposição "a", o que resulta na construção "... envolve o trabalho...".
Letra E - CERTA - O verbo pronominal "afeiçoar-se" exige a regência da preposição "a" (quem se afeiçoa afeiçoa A ALGO).
-
Verbo afeiçoou-se é VTD e VTI, em que o seus complementos foram invertidos na questão!
Lembrou-se - VTI
Lembrou VTD
-
acertei man, to ficando menos cavalo
-
As quatro primeiras estão erradas
A população daquela região não aprovou as restrições impostas pelos órgãos governamentais para a preservação do meio ambiente.
As instituições financeiras costumam diminuir as taxas de juros para favorecer as possibilidades de empréstimos dos clientes.
O esportista lembrou que estava atrasado para o compromisso assumido, no dia anterior, durante o treinamento da equipe.
O ato de pesquisar envolve o trabalho de coleta de dados pelos estudiosos, resultando em benefícios para a ciência.
Agora eu corrigi