SóProvas


ID
3109648
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Nova Odessa - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                     Emprego sem futuro


      A relação entre tecnologia e emprego sempre foi conflituosa. Se, do ponto de vista do observador imparcial, a tecnologia enriquece a sociedade e apenas transforma o emprego, do ponto de vista do sujeito que recebia todo mês um contracheque e foi demitido porque suas funções passaram a ser executadas por um robô, ela mata mesmo.

      Os primeiros prejudicados foram os trabalhadores menos qualificados, que desempenhavam tarefas pouco criativas, pesadas e repetitivas. Mas a coisa não parou por aí e máquinas, robôs e computadores continuaram a transformar a produção, tirando o emprego de muita gente.

      Do alto de sua soberba, trabalhadores do topo da pirâmide social, que exerciam funções criativas e que exigiam o domínio de grande volume de conhecimento específico, achavam que estavam protegidos. “Minha profissão jamais poderá ser exercida por uma máquina que soma zeros e uns”, pensavam. Mas aí vieram a inteligência artificial e o “big data”.

      Hoje, até a medicina está perdendo atribuições para algoritmos inteligentes. Computadores já diagnosticam cânceres melhor do que médicos de carne e osso. Também podem superá-los na prescrição do tratamento, como é o caso do braço oncológico do supercomputador Watson da IBM, que faz análises genéticas comparativas dos tumores como nenhum humano é capaz de fazer.

      Algo parecido começa a ocorrer na cardiologia, na oftalmologia e até na psiquiatria, com o desenvolvimento de algoritmos que facilitam diagnósticos e dispositivos que alteram profundamente as práticas correntes.

      Parece exagero afirmar que os médicos vão ficar sem emprego, porém eles decerto terão cada vez mais de dividir tarefas com os computadores.

(Hélio Schwartsman. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ colunas/ Acesso em: 11.03.2018.)

Assinale a alternativa em que uma das frases escritas a partir do texto está correta quanto à concordância verbal ou nominal, conforme a norma-padrão da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Com o desenvolvimento de algoritmos, os médicos terão que se adaptar às novas divisões de tarefas exercida junto aos computadores. ? tarefas exercidas.

    B) O exercício de funções criativas não impedem que o trabalhador seja substituído por máquinas, robôs ou computadores. ? sujeito simples com núcleo no singular: exercício... impede.

    C) Os computadores podem superar os médicos ao realizar diagnósticos e indicar o melhor tratamento para pacientes com câncer. ? correto.

    D) Com o advento da tecnologia, os primeiros trabalhadores prejudicados foram os menos qualificados que desempenhava tarefas pouco criativas. ? pronome relativo "que" retomando o termo "trabalhadores", exercendo a função de sujeito, logo verbo no plural: que/trabalhadores desempenhavam.

    E) A tecnologia desenvolvida nos últimos anos transformam os empregos, pois muitas funções podem ser realizadas por robôs, máquinas ou computadores. ? sujeito simples com núcleo no singular, logo verbo no singular: tecnologia... transforma.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

       

  • Gabarito: C

  • Gente, eu não entendi pq a C ta certa. kkkkkkkkkk

    Não seria "realizarem"?

  • Acho que não tem nenhuma correta, esse REALIZAR está estranho na C, pra mim deveria estar no plural.

  • Em relação à alternativa C, o verbo realizar se encontra no infinito impessoal.

  • Não deveria ser realizarem? Esse gabarito está errado.

  • Ninguém sabe da C?

  • Os verbos modais exprimem vontade, necessidade, proibição, enfim, idéias que atenuam ou enfatizam uma ação verbal. Como modais, esses verbos estão sempre associados a outros verbos formando uma locução verbal (verbo modal + verbo principal).

    Numa locução verbal formada por verbos modais (quererprecisarpoderdever e etc.) a concordância verbal ocorre obrigatoriamente entre o verbo modal e o sujeito ao qual está ligado. Nesse caso, somente o verbo modal deve concordar em número e pessoa com o seu sujeito

    *o problema da questão é:

    concordância relacionados aos verbos modais numa locução verbal que o sujeito ou o objeto da oração se interpõe entre os dois verbos da locução. Mesmo que esse sujeito se apresente entre o verbo modal e o verbo principal, é importante lembrar que somente o verbo modal se flexiona em número e pessoa concordando com o sujeito. O verbo principal, por sua vez, permanece sempre na forma infinitiva.

    Solução >

    1. Os computadores podem superar os médicos ao realizar diagnósticos e indicar o melhor tratamento para pacientes com câncer.

    O que os computadores podem fazer? SUPERAR, REALIZAR E INDICAR.

    os computadores: sujeito = terceira pessoa do plural

    podem: verbo modal (flexiona com o sujeito)

    superar / realizar / indicar: verbo principal (permanecem no infinitivo)

    RESPOSTA : LETRA C

  • Nesse contexto a oração é reduzida de infinitivo e tem como sujeito referencial os computadores.

    Os computadores (suj) podem superar/ superarão(loc. Verbal) os médicos (complemen. Verbal) ao realizar...reduzida/ quando realizarem... desenvolvida

    As duas expressões introduzem noção de tempo, portanto são orações subordinadas adverbiais temporais.

  • Complemento:

    A) tarefas exercida(s) junto aos computadores.

    b) O exercício de funções criativas não impede

    c) Os computadores podem superar os médicos ao realizar diagnósticos e indicar o melhor tratamento para pacientes com câncer.

    No caso do realizar.

    Achei uma breve explicação sobre o assunto questionado pelos colegas no site com referência do professor Sérgio Nogueira.

    segundo ele: "Alguns autores consideram a concordância facultativa quando o sujeito do infinitivo está oculto e é o mesmo da oração principal"

    D) os menos qualificados que desempenhava(m) tarefas pouco criativas.

    e) (A tecnologia) desenvolvida nos últimos anos( transformou) os empregos, pois muitas funções podem ser realizadas por robôs, máquinas ou computadores.

    Dúvidas, equívocos? mande msg.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Dá pra fazer por eliminação, porque a letra "C" tá OSSO!!! A banca foi cruel!

    Quem respondeu a questão, marcando a "C" direto, sem eliminar as outras 4, já merece o cargo público sem nem ter que fazer o concurso. Parabéns.

  • Obrigado Danielle Sousa, a principal dúvida na questão é realmente o uso de verbos modais 

  • COPIE A RESPOSTA DO COLEGA ARTHUR

  • GABARITO: LETRA C

    A) Com o desenvolvimento de algoritmos, os médicos terão que se adaptar às novas divisões de tarefas exercida junto aos computadores. → tarefas exercidas.

    B) O exercício de funções criativas não impedem que o trabalhador seja substituído por máquinas, robôs ou computadores. → sujeito simples com núcleo no singular: exercício... impede.

    C) Os computadores podem superar os médicos ao realizar diagnósticos e indicar o melhor tratamento para pacientes com câncer. → correto.

    D) Com o advento da tecnologia, os primeiros trabalhadores prejudicados foram os menos qualificados que desempenhava tarefas pouco criativas. → pronome relativo "que" retomando o termo "trabalhadores", exercendo a função de sujeito, logo verbo no plural: que/trabalhadores desempenhavam.

    E) A tecnologia desenvolvida nos últimos anos transformam os empregos, pois muitas funções podem ser realizadas por robôs, máquinas ou computadores. → sujeito simples com núcleo no singular, logo verbo no singular: tecnologia... transforma.

  • A RESPOSTA DA Danielle Sousa FOI DEMAIS

  • COMENTARIO DA COLEGA DANIELLE DE SOUZA

    Os verbos modais exprimem vontade, necessidade, proibição, enfim, idéias que atenuam ou enfatizam uma ação verbal. Como modais, esses verbos estão sempre associados a outros verbos formando uma locução verbal (verbo modal + verbo principal).

    Numa locução verbal formada por verbos modais (quererprecisarpoderdever e etc.) a concordância verbal ocorre obrigatoriamente entre o verbo modal e o sujeito ao qual está ligado. Nesse caso, somente o verbo modal deve concordar em número e pessoa com o seu sujeito

    *o problema da questão é:

    concordância relacionados aos verbos modais numa locução verbal que o sujeito ou o objeto da oração se interpõe entre os dois verbos da locução. Mesmo que esse sujeito se apresente entre o verbo modal e o verbo principal, é importante lembrar que somente o verbo modal se flexiona em número e pessoa concordando com o sujeito. O verbo principal, por sua vez, permanece sempre na forma infinitiva.

    Solução >

    1. Os computadores podem superar os médicos ao realizardiagnósticos e indicar o melhor tratamento para pacientes com câncer.

    O que os computadores podem fazer? SUPERAR, REALIZAR E INDICAR.

    os computadores: sujeito = terceira pessoa do plural

    podem: verbo modal (flexiona com o sujeito)

    superar / realizar / indicar: verbo principal (permanecem no infinitivo)

    RESPOSTA : LETRA C

  • Letra C, pois quando o sujeito é anteposto ao verbo a concordância é facultativa. Só pode ser isso, mesmo parecendo que o sujeito é "Os computadores".

  • Letra C, pois quando o sujeito é anteposto ao verbo a concordância é facultativa. Só pode ser isso, mesmo parecendo que o sujeito é "Os computadores".

  • errei por besteira kkk gabarito C

  • A questão requer conhecimento acerca de concordância verbal e nominal.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – O adjetivo exercida deve estar flexionado no plural, concordando com seu substantivo tarefas.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – O verbo impedir deve flexionar-se no singular, concordando com o núcleo do sujeito exercício.

    ALTERNATIVA (C) CORRETA – Tanto a concordância verbal quanto a nominal estão de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
     
    OBSERVAÇÃO!!!


    Quando o sujeito do infinitivo é o mesmo do verbo da oração anterior, não se flexiona. Em: “Os computadores podem superar os médicos ao realizar diagnósticos e indicar o melhor tratamento para pacientes com câncer", o sujeito é o mesmo nas três orações – Os computadores. Nesse caso, os infinitivos realizar e indicar não se flexionam.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – O verbo da oração subordinada adjetiva restritiva desempenhava deve flexionar-se no plural, concordando com o sujeito da oração anterior: os menos qualificados.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – O verbo transformar deve flexionar-se no singular, concordando com o núcleo do sujeito tecnologia.

    Gabarito do professor: Letra C.
    • verbo auxiliar=faz a concordância
    • verbo principal= faz a regência

  • Os computadores podem superar os médicos ao realizar diagnósticos e indicar o melhor tratamento para pacientes com câncer

    Realizar ISSO - Sujeito oracional, VERBO NO SINGULAR

  • A princípio, a questão pode ser resolvida por eliminação já que todas as outras alternativas estão claramente erradas. Acredito que a explicação para a letra c) seja a seguinte:

    A expressão " ao realizar diagnósticos e indicar o melhor tratamento para pacientes com câncer. " tem natureza adverbial de caráter modal. Note:

    " Os computadores podem superar os médicos nessa circunstância. " (circunstância que modifica a locução verbal)

    Exemplo análogo:

    " Comprou o carro ao ganhar na loteria " (mesma ideia de circunstância que modifica o verbo)

    Procederia, assim, a análise sintática do período:

    Os computadores...........podem superar............os médicos............. ao realizar diagnósticos e indicar (...).

    Sujeito..............................VTD................................OD............................Or. Subord. Adv. Modal Reduzida de Inf.

    Trata-se de uma espécie de Adjunto Adverbial Oracional. Assim sendo, os verbos que estão no infinitivo dentro desta Oração Adverbial Reduzida de Infinitivo podem ser impessoais, não havendo, portanto, sujeito referencial. Acredito que seja facultada a concordância destes infinitivos com o sujeito da oração principal, entretanto não foi o caso na questão. Procederia, assim, a análise sintática da Oração Subordinada Adverbial Modal:

    realizar..................diagnósticos....................e..................................indicar...............o melhor tratamento (...).

    VTD........................OD........................Conj. Coord. Aditiva..............VTD.....................OD

    Em se tratando de verbos no infinitivo impessoal (realizar e indicar) não há sujeito para as duas orações coordenadas acima, logo estes devem ficar na forma nominal (infinitivo neste caso) não flexionada, justificando assim o porquê da forma singular.

  • Galera, VOU DAR UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE ESSA QUESTÃO, POIS JÁ TINHA ERRADO HÁ MUITO TEMPO.

    TRATA-SE DE UMA REGRA RELACIONADA AOS VERBOS MODAIS

    VERBOS MODAIS são aqueles que exprimem vontade, necessidade, proibição, enfim, atenua ou enfatiza uma ação verbal. Ele está sempre associado a outro verbo (LOCUÇÃO VERBAL).

    EX: QUERER, PODER, PRECISAR, DEVER...)

    SOMENTE ELE CONCORDA COM O SUJEITO. O VERBO PRINCIPAL NÃO

    OBS: QUANDO TIVERMOS SUJEITO E OBJETO DA ORAÇÃO E, ENTRE ELES, DOIS VERBOS DA LOCUÇÃO , SOMENTE O MODAL ALTERA. OS OUTROS FICAM NO INFINITIVO.

    Os computadores podem (MODAL) superar os médicos ao realizar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

  • demoro muito responder as questões de concordância , alguém me indica alguma aula para melhorar nisso , obrigado !

  • Pessoal, a letra C está correta. Ao realizar é uma oração reduzida de infinitivo temporal, equivale a "no momento que realizou", por isso fica no singular. #VemNomeação.
  • PRA FIXAR: quando sujeito do infinitivo

    é o mesmo do verbo da oração anterior, não se flexiona