SóProvas


ID
3109654
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Nova Odessa - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                     Emprego sem futuro


      A relação entre tecnologia e emprego sempre foi conflituosa. Se, do ponto de vista do observador imparcial, a tecnologia enriquece a sociedade e apenas transforma o emprego, do ponto de vista do sujeito que recebia todo mês um contracheque e foi demitido porque suas funções passaram a ser executadas por um robô, ela mata mesmo.

      Os primeiros prejudicados foram os trabalhadores menos qualificados, que desempenhavam tarefas pouco criativas, pesadas e repetitivas. Mas a coisa não parou por aí e máquinas, robôs e computadores continuaram a transformar a produção, tirando o emprego de muita gente.

      Do alto de sua soberba, trabalhadores do topo da pirâmide social, que exerciam funções criativas e que exigiam o domínio de grande volume de conhecimento específico, achavam que estavam protegidos. “Minha profissão jamais poderá ser exercida por uma máquina que soma zeros e uns”, pensavam. Mas aí vieram a inteligência artificial e o “big data”.

      Hoje, até a medicina está perdendo atribuições para algoritmos inteligentes. Computadores já diagnosticam cânceres melhor do que médicos de carne e osso. Também podem superá-los na prescrição do tratamento, como é o caso do braço oncológico do supercomputador Watson da IBM, que faz análises genéticas comparativas dos tumores como nenhum humano é capaz de fazer.

      Algo parecido começa a ocorrer na cardiologia, na oftalmologia e até na psiquiatria, com o desenvolvimento de algoritmos que facilitam diagnósticos e dispositivos que alteram profundamente as práticas correntes.

      Parece exagero afirmar que os médicos vão ficar sem emprego, porém eles decerto terão cada vez mais de dividir tarefas com os computadores.

(Hélio Schwartsman. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ colunas/ Acesso em: 11.03.2018.)

Reescrevendo-se as frases:


“Parece exagero afirmar que os médicos vão ficar sem emprego, porém eles decerto terão cada vez mais de dividir tarefas com os computadores”.

“... trabalhadores do topo da pirâmide social, que exerciam funções criativas e que exigiam o domínio de grande volume de conhecimento específico, achavam que estavam protegidos”.


Obtêm-se versão correta, quanto ao padrão de regência nominal e verbal, em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Cada vez mais, os médicos estão sujeitos a dividir tarefas com os computadores./ Os trabalhadores do topo da pirâmide social não estão imunes para a perda do emprego. ? imunes a algo (preposição) + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "perda"= crase ? à perda.

    B) Cada vez mais, os médicos estão sujeitos à dividir tarefas com os computadores./ Os trabalhadores do topo da pirâmide social não estão imunes a perda do emprego. ? sujeito a algo (preposição), mas não há crase antes de verbo.

    C) Cada vez mais, os médicos estão sujeitos à dividir tarefas com os computadores./ Os trabalhadores do topo da pirâmide social não estão imunes com a perda do emprego.

    D) Cada vez mais, os médicos estão sujeitos a dividir tarefas com os computadores./ Os trabalhadores do topo da pirâmide social não estão imunes pela perda do emprego.

    E) Cada vez mais, os médicos estão sujeitos a dividir tarefas com os computadores./ Os trabalhadores do topo da pirâmide social não estão imunes à perda do emprego. ? correto, conforme explicações anteriores.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

       

  • Gabarito: E

  • Assertiva E

     imune =  Preposição - a; ao

  • Questão trabalhosa, mas que testa o conhecimento, muito bom!

  • GAb. E

    Simples, pela regra de não se colocar crase antes de verbo ja eliminamos as alternativas B e C ( sujeitos à dividir ).

    Pra achar a resposta só perguntar para o verbo. Ques está imune? está imune à algo. Logo alternativa E de Estude pra cara alho.

  • Perda na E não é verbo? o que impede a crase?.

  • suei mas matei com muito exercício valeu

  • Imunes a alguma coisa .. A perda. A + A = À .. LETRA B e C você mata só com um pouco de conhecimento das regras de crase, NÃO COLOCAR A CRASE ANTES DO VERBO. As demais requer um pouco de conhecimento em transitividade verbal, regência e crase.

  • PERDA não é verbo pode crase

    PERCA é verbo n pode crase

  • Questão de regência pedindo crase ,essas bancas realmente ferram com o candidato.

  • A palavra PERDA é substantivo feminino, sendo assim aceita crase. Diferente de PERCA que é verbo.

  • E de ESTUDA E VENCERÁ

  • E de ESPERTO É QUEM LUTA POR SEUS SONHOS

  • Não há crase antes de verbo