Eliminando as muito erradas sobram A, C e D; e se todas elas à primeira vista parecem meio certas, então é porque a sacanagem está no detalhe mesmo. E aí podemos tentar encontrar as possibilidades de alteração:
D) a avaliação dos cursos de graduação utilizará procedimentos e instrumentos diversificados, entre os quais a autoavaliação institucional. -> aqui podem ter trocado avaliação institucional por cursos de graduação.
e A) a avaliação das instituições tem por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, considerando as diferentes dimensões institucionais (até aqui tudo bem), entre elas a organização didático-pedagógica dos cursos. -> e aqui dá pra pensar: "realmente, é um ótimo lugar pra se inserir um detalhe incorreto". E realmente, se vamos analisar bem, "organização didático-pedagógica dos cursos" não fecha muito com "dimensão institucional". Dá para lembrar de missão, PDI, políticas educacionais, infraestrutura...
Só torcer pro raciocínio funcionar na hora. ;P
A) a avaliação das instituições tem por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, considerando as diferentes dimensões institucionais, entre elas a organização didático-pedagógica dos cursos.
Art. 4º A avaliação dos cursos de graduação tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos
estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.
B)a avaliação dos cursos de graduação resultará na atribuição de conceitos, ordenados em uma escala de 5 (cinco) níveis, na qual os conceitos 1 (um) e 2 (dois) são considerados excelentes.
Art. 4º
§ 2º A avaliação dos cursos de graduação resultará na atribuição de conceitos, ordenados em uma escala com 5
(cinco) níveis, a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas.
C)o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) afere o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão.(CORRETA)
Art. 5º
§ 1º O ENADE aferirá o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas
diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências
decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito
específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
D) a avaliação dos cursos de graduação utilizará procedimentos e instrumentos diversificados, entre os quais a autoavaliação institucional.
Art. 4º
§ 1º A avaliação dos cursos de graduação utilizará procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais
obrigatoriamente as visitas por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento
E)o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é facultativo para o estudante dos cursos de graduação, sendo inscrito no histórico escolar do estudante que decidir participar do proces...
Art. 5º
§ 5º O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar
do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação
ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento