-
GABARITO: LETRA B
A) Os críticos não deram a mínima importância aquela obra recem-lançada. ? verbo "dar": dar algo a alguém (transitivo direto e indireto) deram algo (importância) a alguma coisa (preposição) + pronome demonstrativo "aquela": àquela; recém (oxítona terminada em -em, logo é acentuada).
B) A tendência universalizante do Romantismo contrapõe-se, sem dúvida, à tendência individualista e egocêntrica já observada. ? correto
C) De norte à sul, em frente as bancas dos jornais, pessoas paravam para inteirar-se da horrível derrota atribuida ao mau desempenho da equipe de vôlei. ? o correto seria: de norte a sul (somente preposição); em frente a algo (preposição) + artigo definido "as"= às; atribuída (hiato, "i" tônico que forma hiato com a vogal anterior).
D) Deram-me um sôco na boca do estômago e, depois de atirarem farinha a boca, me embriagaram com eter. ? o correto é "soco" (paroxítona terminada em -o, por isso não é acentuada) e éter (paroxítona terminada em -r).
E) Essa explicação é idêntica a anterior à essa que eu inclui no relatório enviado a superintendência. ? idêntia a algo (preposição), o substantivo "explicação" está subentendido: é idêntica à EXPLICAÇÃO; anterior a algo (preposição), não temos o artigo definido "a" antes do pronome demonstrativo "essa", logo somente preposição presente: anterior a essa; eu incluí.
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?
-
Assertiva B
A tendência universalizante do Romantismo contrapõe-se, sem dúvida, à tendência individualista e egocêntrica já observada.
-
O site devia contratar o Arthur Carvalho, já que nenhum professor comenta as questões.
-
B) A tendência universalizante do Romantismo contrapõe-se, sem dúvida, à tendência individualista e egocêntrica já observada.
Há erro de paralelelismo não?
O certo seria: A tendência universalizante do Romantismo contrapõe-se, sem dúvida, à tendência individualista e à egocêntrica já observada.
Corrigem-me se estever errado.
-
a) áquela e recém
c) De norte a sul; em frente às bancas de jornais; atribuída
d) soco; atrirarem farinha à boca; éter
e) à anterior; a essa ; incluí ; enviada à superintendência
-
Arthur Carvalho, parabéns vc comenta melhor que os professores, aliás não vai fazer DEAP SC tá! Brincadeirinha
-
Não se usa crase antes de possessivo feminino.
-
Eu já vou diretamente nós comentários do Arthur. Rs
Obg, sempre nos ajudando.
-
LETRA B.
-
GABARITO B: contrapõe-se é Verbo Transitivo Indireto e exige a preposição. (Contrapõe-se ''a'' algo)
-
Gabarito: B.
A. Os críticos não deram a mínima importância aquela obra recem-lançada.
- "aquela": o correto neste caso é que haja o acento agudo, formando "àquela".
- "recem-lançada": recém é oxítona terminada em EM, devendo ser acentuada.
B. A tendência universalizante do Romantismo contrapõe-se, sem dúvida, à tendência individualista e egocêntrica já observada.
- Correta.
C. De norte à sul, em frente as bancas dos jornais, pessoas paravam para inteirar-se da horrível derrota atribuida ao mau desempenho da equipe de vôlei.
-"De norte a sul": não há nenhum termo que justifique a crase, sendo "sul" um termo masculino.
- "em frente as bancas": quem está de frente está de frente a algo ou alguém. Assim, a regência pede a presença da preposição A, que, juntamente com o artigo femino plural AS justificaria a crase em ÀS.
- "atribuida": I é um hiato tônica não sucedido por NH e tampouco antecedido por ditongo decrescente, devendo ser acentuado.
D. Deram-me um sôco na boca do estômago e, depois de atirarem farinha a boca, me embriagaram com eter.
- "sôco": soco é paroxítona terminada em O, não possuindo acentuação.
- ", me embriagaram": ademais, não é o foco da questão mas o pronome oblíquo "me" jamais poderia suceder uma vírgula dessa forma.
E. Essa explicação é idêntica a anterior à essa que eu inclui no relatório enviado a superintendência.
- "idêntica a anterior": quem é idêntico é idêntico A algo ou A alguém. Assim, haveria a preposição A + A que funciona como artigo feminino singular de anterior, formando a crase.
- "à essa": não há duplicidade do termo "a" antecedendo o pronome "essa" que justifique a presença da crase.