SóProvas


ID
3110809
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Te x t o 1

É sabido que o oeste catarinense e o sudoeste do Paraná começaram a ser ocupados, no início do século XIX, através da pecuária, em suas regiões de campo, pela criação extensiva em grandes propriedades. O resultante desse processo foi a rarefação da população em grandes espaços. Somente a partir de meados do século passado é que as áreas de florestas, que antes tinham permanecido praticamente intactas, passaram a ser ocupadas através do excedente populacional dos campos de criação de gado ou dos imigrantes provindos de outras partes do território nacional. Esse processo acabou constituindo a população cabocla com uma cultura e um modus vivendi próprios, e com a qual os imigrantes rio-grandenses iriam se defrontar.
As migrações visavam a ocupar o “espaço vazio” do oeste catarinense, dentro do projeto capitalista do governo, já que essa região era vista como perigosa e inóspita, um verdadeiro deserto a ser povoado para nele se produzir. As companhias colonizadoras, então, começaram a fazer investimentos e vender as glebas das áreas de florestas.
Nesse ínterim, entre os descendentes de imigrantes italianos do Rio Grande do Sul (Serra Gaúcha e regiões circunvizinhas), estava ocorrendo um fato conjuntural que veio ao encontro do interesse pela colonização do oeste catarinense. A estrutura fundiária das regiões de imigração rio-grandenses era baseada em peque-nos lotes de terra. Essas pequenas propriedades não podiam mais ser desmembradas porque tornar-se--iam inviáveis economicamente. Daí o deserdamento sistemático e necessário, forçando os colonos e seus descendentes a novas migrações para novas colônias, onde se reproduziu o modelo fundiário anterior.
ZAMBIASI, José Luiz. Lembranças de velhos. Chapecó: Universitária Grifos, 2000, p. 28-29. [Fragmento adaptado].

Assinale a frase correta quanto às normas da língua escrita padrão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Assim que você voltares do trabalho, passa no mercado e traze trezentas gramas de queijo. ? o correto é "voltar", "passe" e trezentos gramas ;

    B) Quando tu chegar a portaria da loja dirija-se ao recepcionista que tiver portando o craxá do frigorífico. ? que estiver; o correto é "crachá".

    C) Hoje se iniciou, depois de seis meses de espera, as obras de alargamento das ruas dos bairros Gabiroba, Canastra e Quero-quero. ? temos uma voz passiva sintética com o sujeito paciente no plural, logo verbo vai ao plural: As obras se iniciaram; as obras foram iniciadas.

    D) Quando o espetáculo de fogos de artifícios acabamapaga-se, uma a uma, discretamente, todas a luzes da torre da igreja. ? o quê acaba? O espetáculo, sujeito simples com núcleo no singular, logo verbo vai ao singular: O espetáculo acaba; novamente uma voz passiva sintética: todas as luzes apagam-se.

    E) No pampa, onde vive o homem da campanha, o cavalo, além de ser muito usado como meio de transporte, também é útil como instrumento de trabalho. ? correto.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • Assertiva E

    S. V. C

    Não tem Erro.

  • hoje se inciaram, ..., as obras ...

  • GABARITO: LETRA E

    A) Assim que você voltares do trabalho, passa no mercado e traze trezentas gramas de queijo.

    → o correto é "voltar", "passe" e "traga" trezentos gramas ;

    B) Quando tu chegar a portaria da loja dirija-se ao recepcionista que tiver portando o craxá do frigorífico.

    → "Quando tu chegares", que estiver; o correto é "crachá".

    C) Hoje se iniciou, depois de seis meses de espera, as obras de alargamento das ruas dos bairros Gabiroba, Canastra e Quero-quero.

    → temos uma voz passiva sintética com o sujeito paciente no plural, logo verbo vai ao plural: As obras se iniciaram; as obras foram iniciadas.

    D) Quando o espetáculo de fogos de artifícios acabamapaga-se, uma a uma, discretamente, todas a luzes da torre da igreja. → o quê acaba? O espetáculo, sujeito simples com núcleo no singular, logo verbo vai ao singular: O espetáculo acaba; novamente uma voz passiva sintética: todas as luzes apagam-se.

    E) No pampa, onde vive o homem da campanha, o cavalo, além de ser muito usado como meio de transporte, também é útil como instrumento de trabalho. → correto.

  • Gab E

    Errei a questão, pensei que o nome pampa, por ser um lugar, deveria vir escrito com letra maiúscula

  • LETRA E.

  • a) Assim que você voltares do trabalho, passa no mercado e traze trezentas gramas de queijo.

    Incorreto. Há incorreta flexão do infinitivo e do imperativo. Menciona-se também corrente equívoco: ao se referir à medida, é masculino o substantivo "grama" e não feminino. Portanto, diz-se "trezentos gramas". Correção: "assim que você voltar do trabalho, passe no mercado e traga trezentos gramas de queijo";

    b) Quando tu chegar a portaria da loja dirija-se ao recepcionista que tiver portando o craxá do frigorífico.

    Incorreto. Há problema de concordância e regência verbal, pontuação e ortografia. Correção: "quando tu chegares à portaria da loja, dirija-se ao recepcionista que tiver portando o crachá do frigorífico";

    c) Hoje se iniciou, depois de seis meses de espera, as obras de alargamento das ruas dos bairros Gabiroba, Canastra e Quero-quero.

    Incorreto. Há erro de concordância verbal. Correção: "hoje se iniciaram, depois de seis meses de espera, as obras (...)";

    d) Quando o espetáculo de fogos de artifícios acabam, apaga-se, uma a uma, discretamente, todas a luzes da torre da igreja.

    Incorreto. Há, novamente, erro de concordância verbal. Correção: "quando o espetáculo de fogos de artifício acaba, apagam-se, uma a uma, discretamente, todas as luzes da torre da igreja".

    e) Correto.

    Letra E

  • No pampa, onde vive o homem da campanha, o cavalo, além de ser muito usado como meio de transporte, também é útil como instrumento de trabalho ( essas virgulas têm sentido de que ) ??

  • Complementando...

    A) passa tu

    passe vc

    C) Para quem teve dúvidas quanto a essa assertiva:

    1º identifique o sujeito, pois daí fica mais fácil fazer a concordância.

    quem se iniciou hoje?

    as obras se iniciaram.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!